Israel lamenta decisão do Brasil de convocar embaixador
Israel lamentou decisão do Brasil de chamar para consultas seu embaixador em Tel Aviv
Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2014 às 10h16.
Jerusalém - Israel lamentou nesta quinta-feira a decisão do Brasil de chamar para consultas seu embaixador em Tel Aviv, uma decisão que segundo o governo do país "não contribui para encorajar a calma e a estabilidade na região".
"O que estes passos fazem é dar um apoio ao terrorismo, e naturalmente afetam a capacidade do Brasil de influenciar (a região do Oriente Médio)", segundo uma nota oficial de imprensa.
Para Israel, o retorno do embaixador "não reflete o nível das relações entre os dois países e ignora o direito de Israel e se defender".
O governo brasileiro convocou ontem para consultas o embaixador em Tel Aviv após considerar "inaceitável a escalada de violência" e condenar "energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza ".
Nos 17 dias de ofensiva militar em Gaza, pelo menos 733 palestinos e 35 israelenses morreram. Além disso, 4.600 palestinos ficaram feridos.
Ainda segundo a nota do governo de Israel, o país "espera apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países do mundo".