Israel inicia construção de muro na fronteira com o Líbano

O governo israelense justificou a construção para evitar possíveis confrontos entre ambos os países

Beirute - As autoridades israelenses iniciaram nesta segunda-feira a construção de um muro na fronteira com o Líbano e próximo da aldeia de Kfar Kila - situada em frente a localidade de Metula, em Israel -, para proteger esta cidade, afirmaram à Agência Efe testemunhas da região.

O governo israelense justificou a construção do muro, que terá dois quilômetros de extensão e 10 metros de altura, servirá para evitar possíveis confrontos entre ambos os países.

A operação foi iniciada com a retirada da cerca de segurança localizada pouco antes da chamada "linha azul", divisão traçada pela ONU em maio de 2000 para certificar a retirada israelense do sul do Líbano. A construção do muro, que substituirá a antiga cerca de segurança, conta com supervisão da ONU e também é observada de perto por soldados libaneses, acrescentaram as fontes.

Em Kfar Kila, situada no Setor Este do sul do Líbano, também se encontra o posto fronteiriço Porta de Fátima, que durante os 22 anos de ocupação israelense era conhecida como a "boa fronteira", já que servia de passagem para os libaneses que iam trabalhar em Israel.

Tecnicamente, Líbano e Israel continuam em guerra, embora os responsáveis militares de ambos os Estados consiguam articular encontros regularmente, sob orientação da ONU, para tratar os problemas relativos às fronteiras. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.