Mundo

Irã e AIEA se reúnem para esclarecer dúvidas sobre programa nuclear

Reunião deve permitir o avanço e a concretização de um princípio de acordo fechado em 21 de maio pelo diretor-geral da AIEA com as autoridades iranianas

Negociações no Irã: inspetores suspeitam que o Irã está ocultando alguma coisa (AFP)

Negociações no Irã: inspetores suspeitam que o Irã está ocultando alguma coisa (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2012 às 13h08.

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã começaram nesta sexta-feira em Viena uma reunião para tentar iniciar um procedimento que permita esclarecer as dúvidas sobre a natureza do programa nuclear desse país.

A reunião acontece a portas fechadas na sede da AIEA, tendo a participação do diretor adjunto para Assuntos Políticos desta agência da ONU, o argentino Rafael Grossi; do inspetor-chefe de Desarmamento, o belga Herman Nackaerts, e do embaixador do Irã na AIEA, Ali-Asghar Soltanieh.

Nenhum dos presentes quis dar declarações à imprensa antes da reunião, que deve permitir o avanço e a concretização de um princípio de acordo fechado em 21 de maio pelo diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, com as autoridades iranianas para iniciar um processo para esclarecer a verdadeira natureza do programa atômico da república islâmica.

No centro do debate está a instalação militar de Parchin, nos arredores de Teerã, onde a AIEA suspeita que sejam realizados experimentos e atividades não declaradas para a construção de bombas nucleares.

Recentes imagens via satélite mostram que o Irã está produzindo trabalhos de limpeza nesse local, 'incluindo o uso de água, a demolição de edifícios, a retirada de cercas e o levantamento de terra', assegurou Amano.

Essas atividades aumentaram a desconfiança dos inspetores e as suspeitas de que o Irã está ocultando alguma coisa.

'Queremos ter acesso a Parchin para entender o que acontece ali', afirmou o diretor-geral da AIEA.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearGuerrasInfraestruturaIrã - País

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles