Mundo

Irã anuncia que irá libertar a tripulação do navio de bandeira portuguesa confiscado

Navio foi confiscado neste mês pelas após as autoridades iranianas acusarem o cargueiro de estar ligado a Israel

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de abril de 2024 às 10h26.

O Irã anunciou neste sábado, 27, que irá liberar a tripulação de um navio de bandeira portuguesa confiscado neste mês pelas forças especiais marítimas da Guarda Revolucionária.

A Guarda Revolucionária abordou "MSC Aries" no estreito de Ormuz no dia 13 de abril. As autoridades iranianas acusaram o cargueiro de estar ligado a Israel e afirmaram que o navio "violou as normas marítimas internacionais".

"A questão humanitária da libertação da tripulação do navio nos preocupa muito", declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, em uma conversa telefônica com seu homólogo de Portugal, Paulo Rangel.

"Demos acesso à assistência consular em Teerã e comunicamos aos seus emissários que os membros da tripulação serão liberados e repatriados", afirmou o ministro, segundo comunicado.

Após o confisco do navio, Portugal convocou o embaixador do Irã para exigir sua liberação imediata.

As autoridades iranianas afirmaram que o navio teria ligações com Israel. De acordo com a agência oficial Irna, "o navio cargueiro chamado 'MCS Aries' foi apreendido por forças especiais marítimas" como parte de "uma operação realizada com um helicóptero perto do Estreito de Ormuz". A agência confirmou que o navio tem "bandeira portuguesa e [é] operado pela empresa Zodiac, pertencente a Eyal Ofer" e que estava "dirigido para águas territoriais" iranianas. Ofer é um bilionário de origem israelense, segundo a agência Associated Press.

A Índia informou, em 18 de abril, que um dos 17 tripulantes indianos do navio já retornou ao seu país. As tensões no Oriente Médio se intensificaram com o início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza em 7 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelIrã - País

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana