Jatos fazem acrobacias neste domingo (10) em parada dos veteranos de guerra em Londres, no 70º aniversário da vitória do país sobre a Alemanha nazista (REUTERS/Suzanne Plunkett)
Da Redação
Publicado em 10 de maio de 2015 às 16h30.
A rainha Elizabeth II participou de uma cerimônia neste domingo na Abadia de Westminster, em Londres, no terceiro e último dia da comemoração do 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.
Ao lado dela estavam o marido, o príncipe Philip, seu filho e sua esposa, o príncipe Charles e Camilla, o primeiro-ministro David Cameron e quase mil veteranos militares e suas famílias.
O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, oficiou a cerimônia. Em seguida, uma parada militar passou sob as janelas do ministério das Finanças, onde o então primeiro-ministro britânico Winston Churchill fez seu discurso de vitória em 8 de maio de 1945.
"No dia da vitória navegamos e deixamos aos alemães o controle do porto de Cuxhaven", no norte da Alemanha, lembrou Alistair Wicks, 91 anos, um veterano da Segunda Guerra Mundial, que estava em um caça-minas da marinha real.
"Logo soubemos que a guerra tinha acabado. As informações estavam apenas começando a vazar. Não houve batalhas. Foi emocionante porque estávamos com medo e estávamos desesperadamente em desvantagem numérica", contou.
Houve também um sobrevoo da equipe de acrobacias aéreas Red Arrows da Royal Air Force, que lançaram fumaças azul, branco e vermelho no céu de Londres. Alguns aviões de época - os famosoa Spitfire, Hurricane e bombardeiros Lancaster - se juntaram à festa e sobrevoaram a capital britânica.
As cerimônias começaram na sexta-feira 8 de maio com uma comemoração no Cenotáfio de Londres, perto da residência do primeiro-ministro, na presença dos principais líderes políticos do país, que acabavam de saber da vitória esmagadora dos conservadores nas eleições legislativas.