Mundo

Holanda comemora 200 anos de realeza

Em 30 de novembro de 1813, o príncipe Willem-Friedrick, logo coroado Willem I, chegou à praia de Scheveningen, em Haia, retornando de um exílio de 18 anos

Encenação da chegada histórica do príncipe William I em 30 de novembro de 1813 à praia nos arredores de Haia (©afp.com / VALERIE KUYPERS)

Encenação da chegada histórica do príncipe William I em 30 de novembro de 1813 à praia nos arredores de Haia (©afp.com / VALERIE KUYPERS)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2013 às 17h53.

Haia - O rei da Holanda Willem-Alexander e sua esposa, a rainha Máxima, assistiram nem sábado a uma cerimônia oficial para marcar o início do bicentenário da crianção do Estado holandês moderno e sua monarquia.

"Há 200 anos a semente do que logo se tornaria o Reino da Holanda foi plantada", declarou o rei durante cerimônia onde se encontravam também sua mãe, a rainha Beatrix, e o primeiro-ministro Mark Rutte, que desejou "feliz aniversário" ao reino holandês.

Em 30 de novembro de 1813, o príncipe Willem-Friedrick, logo coroado Willem I, chegou à praia de Scheveningen, em Haia, retornando de um exílio de 18 anos.

Este evento é considerado o elemento fundador para a criação do Estado holandês, sob domínio francês até então. O rei segue sendo oficialmente o chefe de Estado, mas o país é dirigido pelo parlamento.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGovernoHistóriaHolandaPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua