Mundo

Hillary vs. Sanders: já acabou?

Alguém já ouviu o apito do juiz? Hillary Clinton, pré-candidata democrata às eleições americanas, insiste que já venceu a disputa contra o senador Bernie Sanders. Na segunda-feira, ela se recusou até participar de um debate contra seu oponente. A rigor, ela ainda precisa de 615 dos 2.383 votos necessários à nomeação, mas deve definir a […]

BERNIE SANDERS: para o candidato democrata, o jogo ainda não terminou / Lucy Nicholson/ Reuters

BERNIE SANDERS: para o candidato democrata, o jogo ainda não terminou / Lucy Nicholson/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2016 às 05h38.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h48.

Alguém já ouviu o apito do juiz? Hillary Clinton, pré-candidata democrata às eleições americanas, insiste que já venceu a disputa contra o senador Bernie Sanders. Na segunda-feira, ela se recusou até participar de um debate contra seu oponente.

A rigor, ela ainda precisa de 615 dos 2.383 votos necessários à nomeação, mas deve definir a parada no dia 7 de junho, data das primárias da Califórnia — onde ela tem 96% de chance de vitória. Mas Sanders, 1.497, não desiste. E isso é uma ótima notícia para… o republicano Donald Trump.

Os ataques de Sanders à proximidade de Hillary com Wall Street e aos políticos tradicionais têm servido de munição a Trump e minado a (baixa) popularidade dela. As pesquisas de opinião mostram que ela já não tem mais vantagem em relação ao empresário.

No dia 22 de maio, pela primeira vez, ele se mostrou o preferido dos eleitores, com 43,4% das intenções de voto, contra 43,2% de Hillary, de acordo com o instituto Real Clear Politcs. Nesta briga, deve vencer quem conseguir ser menos impopular, já que nenhum dos dois candidatos caiu no gosto dos eleitores. Cerca de 47% dos americanos dizem que não pretendem votar em nenhum dos dois.

Para Trump, quanto mais gente se desiludir com o processo eleitoral, e com a política tradicional, melhor. Hillary tem se defendido dizendo que a corrida contra Trump não pode ser considerada uma disputa “normal”. De fato, não tem nada de normal ser atacada pelo próprio aliado.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia