Mundo

Primeiro avião da FAB chega a Roma para repatriar brasileiros em Tel-Aviv

Operação deve contar com mais três aeronaves e as autoridades brasileiras aguardam a permissão do governo israelense para viajar à capital do país

Guerra em Israel: ataques do Hamas começaram neste sábado no sul do país (AFP/AFP)

Guerra em Israel: ataques do Hamas começaram neste sábado no sul do país (AFP/AFP)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 9 de outubro de 2023 às 11h53.

Última atualização em 9 de outubro de 2023 às 14h08.

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que será usado para repatriação dos brasileiros que querem sair de Israel pousou em Roma nesta segunda-feira, 9.

As autoridades nacionais agora aguardam a permissão do governo de Israel para seguir viagem para Tel-Aviv. O país está em estado de guerra desde que o grupo terrorista Hamas lançou um ataque surpresa contra seu território no sábado, 7.

A aeronave KC-30 pousou em Roma às 7h50 desta segunda-feira (2h50, no horário de Brasília) depois de um voo de 9h partindo de Natal, no Rio Grande do Norte. O avião tem capacidade para 230 passageiros.

Diante da emergência, outra aeronave do mesmo modelo será usada para a repatriação de cidadãos brasileiros em Israel. O avião vai decolar de Brasília em direção à Roma às 16h.

A operação vai contar também com dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada uma.

Em um comunicado emitido no fim de semana, o Itamaraty informou que pelo menos mil cidadãos brasileiros e seus dependentes procuraram a Embaixada brasileira em Israel para terem o nome incluído na lista de possíveis repatriados pelo governo. A maioria deles são turistas.

O ministério também anunciou que três brasileiros estão desaparecidos e um está ferido. Todos participavam de um festival de música no sul de Israel, a menos de 20km da Faixa de Gaza.

"A Embaixada em Tel-Aviv identificou, até o presente momento, três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais, que participavam de festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu, hoje, alta do hospital e se encontra bem", diz a nota da pasta.

"A Embaixada colheu, até agora, por meio de formulário “online”, os dados de cerca de mil nacionais e seus dependentes, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel-Aviv e Jerusalém".

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:GuerrasConflito árabe-israelenseIsraelHamasFAB

Mais de Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque