Mundo

Grupo apresenta plano para separação da Califórnia dos EUA

O secretário disse que o grupo recebeu autorização para começar a coletar as cerca de 600 mil assinaturas necessárias para colocar o plano em votação

Califórnia: a eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia (David Paul Morris/Bloomberg)

Califórnia: a eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia (David Paul Morris/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 22h23.

Los Angeles - Uma nova tentativa de estabelecer o Estado norte-americano da Califórnia como uma nação separada. Autoridades eleitorais anunciaram hoje que uma proposta pedindo para que os cidadãos rejeitem parte da Constituição que estabelece o Estado como parte inseparável dos Estados Unidos.

O secretário de Estado Alex Padilla disse que o grupo por trás da proposta recebeu autorização para começar a coletar as cerca de 600 mil assinaturas necessárias para colocar o plano em votação.

Tentativas similares para tentar estabelecer a califórnia como uma não, ou dividi-la em vários Estados, falharam. A eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia.

A proposta não menciona Trump, que foi derrotado por Hillary Clinton por mais de 4 milhões de votos.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpCalifórnia

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação