Negociadores do diálogo de paz entre o governo colombiano e as Farc debatem em Hurdal, na Noruega: o tema agrário será o primeiro discutido nas negociações (Jorgen Braastad/AFP)
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2012 às 12h38.
Hurdal - O governo colombiano e a guerrilha das Farc lançaram formalmente nesta quinta-feira, na periferia de Oslo, um processo de paz para pôr fim a quase meio século de conflito armado, com um comunicado conjunto lido por Cuba e Noruega, países avalistas das negociações.
O tema agrário será o primeiro discutido nessas negociações, afirmou o representante de Cuba, lendo uma declaração conjunta. O tema começará a ser tratado em 15 de novembor, em Cuba, segundo o comunicado.
O negociador das Farc, Iván Márquez, declarou que sem justiça social, a paz seria "semear quimeras" para o futuro da Colômbia.
"Uma paz que não aborde a solução dos problemas políticos e sociais (...) equivaleria a semar quimeras no solo da Colômbia", declarou Márquez depois do anúncio formal do início da quarta tentativa em 30 anos de acabar o conflito que já deixou milhares de mortos.