Mundo

Governo colombiano e as Farc lançam processo de paz

O objetivo é pôr fim a quase meio século de conflito armado


	Negociadores do diálogo de paz entre o governo colombiano e as Farc debatem em Hurdal, na Noruega: o tema agrário será o primeiro discutido nas negociações
 (Jorgen Braastad/AFP)

Negociadores do diálogo de paz entre o governo colombiano e as Farc debatem em Hurdal, na Noruega: o tema agrário será o primeiro discutido nas negociações (Jorgen Braastad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 12h38.

Hurdal - O governo colombiano e a guerrilha das Farc lançaram formalmente nesta quinta-feira, na periferia de Oslo, um processo de paz para pôr fim a quase meio século de conflito armado, com um comunicado conjunto lido por Cuba e Noruega, países avalistas das negociações.

O tema agrário será o primeiro discutido nessas negociações, afirmou o representante de Cuba, lendo uma declaração conjunta. O tema começará a ser tratado em 15 de novembor, em Cuba, segundo o comunicado.

O negociador das Farc, Iván Márquez, declarou que sem justiça social, a paz seria "semear quimeras" para o futuro da Colômbia.

"Uma paz que não aborde a solução dos problemas políticos e sociais (...) equivaleria a semar quimeras no solo da Colômbia", declarou Márquez depois do anúncio formal do início da quarta tentativa em 30 anos de acabar o conflito que já deixou milhares de mortos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarc

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA