Mundo

Gorjetas no exterior: dicas para viajar sem estresse

Viajar para o exterior é sempre bom, mas as gorjetas podem causar um problema

O valor da gorjeta é sempre um problema em viagens internacionais. ( Grace Cary/Getty Images)

O valor da gorjeta é sempre um problema em viagens internacionais. ( Grace Cary/Getty Images)

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 12 de junho de 2024 às 15h19.

Viajar para o exterior pode ser uma experiência incrível, mas também pode gerar dúvidas sobre costumes locais, como a cultura das gorjetas. Diferentemente de alguns países como os Estados Unidos, onde a gorjeta é generosa e muitas vezes obrigatória, em outros países as regras são menos rígidas e variam de acordo com a região e o tipo de serviço. Essa disparidade cultural pode gerar insegurança e constrangimentos para quem não está familiarizado com os costumes locais.

De acordo com a Inc., para evitar situações desconfortáveis e aproveitar ao máximo sua experiência internacional, este guia prático apresenta dicas valiosas sobre como lidar com as gorjetas em terras estrangeiras. Prepare-se para navegar com tranquilidade por este mar de costumes e demonstrar apreço pela cultura local de forma autêntica e respeitosa.

Serviço incluso na conta?

Ao receber a conta em um restaurante ou bar, é crucial verificar se o valor já inclui uma taxa do trabalho, geralmente indicada como "custo pelo serviço". Essa taxa, que pode variar de acordo com o país e o estabelecimento, representa a gorjeta e pode ser obrigatória ou opcional.

Gorjeta x propina

É fundamental distinguir entre gorjeta e propina. A gorjeta, como mencionado anteriormente, é um valor voluntário que você deixa para recompensar um bom atendimento. Já a propina é um pagamento extra, muitas vezes ilegal, para obter um favor ou agilizar um serviço.

Arredondar e ser discreto

Ao pegar um táxi, é comum arredondar o valor da corrida para cima. Por exemplo, se a corrida custar 10 euros, você pode pagar 12 euros. Evite deixar grandes quantias em troco, a menos que o serviço tenha sido excepcional. Em restaurantes, a gorjeta costuma ser de 10% do valor da conta. Você pode deixar o valor em dinheiro na mesa ou informá-lo ao garçom no momento do pagamento com cartão. Caso o atendimento tenha sido excelente, você pode considerar um valor um pouco maior.

Menos é mais

Evite usar como referência o valor das gorjetas do seu país de origem. Na maioria dos países, valores menores são suficientes para demonstrar apreço pelo atendimento.

Confie na sua intuição

Observe a situação e use seu bom senso. Caso a pessoa parece estar esperando por uma gorjeta, ofereça um valor discreto. Se não tiver certeza, não se preocupe.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-viagemTurismo

Mais de Mundo

Milei retira Aerolíneas e Correios de lista de privatizações para tentar aprovar Lei de Bases

Hezbollah ataca Israel com mais de 100 foguetes após assassinato de comandante

Cúpula suíça fala de paz na Ucrânia, reúne países do Sul Global e deixa Rússia de fora

Submarino nuclear russo chega a Cuba para celebração de relação diplomatica entre países

Mais na Exame