Mundo

Fukuhisma retoma busca por desaparecidos um ano após

Mais de 200 pessoas continuam desaparecidas na província

Segundo os últimos dados atualizados pela Polícia, a tragédia deixou 15.854 mortos e 3.271 desaparecidos nas províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate (Paula Bronstein/Getty Images)

Segundo os últimos dados atualizados pela Polícia, a tragédia deixou 15.854 mortos e 3.271 desaparecidos nas províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 20h42.

Tóquio - Quase 600 efetivos da Polícia, do Corpo de Bombeiros e de cooperativas de pescadores de Fukushima iniciaram nesta quinta-feira uma operação especial de dois dias para buscar os restos mortais de mais de 200 pessoas que, a três dias do primeiro aniversário do devastador tsunami, ainda continuam desaparecidas nesta província do Japão.

O contingente percorrerá até amanhã tanto zonas litorâneas como pontos dentro da área de evacuação em torno da acidentada central de Fukushima Daiichi.

Serão usados neste trabalho navios e câmeras subaquáticas, informou a agência local 'Kyodo'.

Segundo os últimos dados atualizados pela Polícia, a tragédia deixou 15.854 mortos e 3.271 desaparecidos nas províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate, as três mais afetadas e onde ainda há mais de 300 mil deslocados.

Destes, cerca de 80 mil são moradores que tiveram de abandonar a zona de exclusão de 20 quilômetros em torno da usina por causa da elevada radioatividade, sem que haja um prazo para o seu retorno.

No próximo domingo se completa o primeiro aniversário da tragédia, que provocou na central da Fukushima a pior crise nuclear dos últimos 25 anos. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoTsunamiFukushima

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza