Farc assumem atos de guerra durante conflito na Colômbia

As Farc exigiram, na quarta-feira, que os EUA reconheçam responsabilidade na origem e "escalada" do conflito armado que o grupo mantém com o governo da Colômbia

Havana - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assumiram nesta quinta-feira responsabilidade pelos atos de guerra cometidos durante o conflito armado no país, segundo declaração divulgada durante as negociações de paz que ocorrem em Havana, Cuba.

"Reconhecemos explicitamente que nossas ações afetaram civis em diferentes momentos e circunstâncias durante o conflito, que ao se prolongar gerou múltiplos impactos", disseram as Farc em comunicado lido a jornalistas.

O grupo de guerrilha e o governo do presidente Juan Manuel Santos realizam reuniões em Havana há dois anos para tentar colocar fim à luta armada interna que já deixou mais de 200 mil mortos em mais de 50 anos.

As Farc exigiram, na quarta-feira, que os Estados Unidos reconheçam sua responsabilidade na origem e "escalada" do conflito armado que o grupo mantém com o governo da Colômbia, como parte de uma pacote de propostas que está sendo discutido nas negociações.

O grupo rebelde, a maior guerrilha do país, que conta com cerca de 8 mil integrantes, e o governo de Santos discutem atualmente a questão da indenização das vítimas do conflito, um ponto-chave para chegar a um possível acordo de paz.

Ambos os lados conseguiram acordos parciais anteriormente sobre o acesso à terra de agricultores pobres, para tentar garantir a transformação do grupo em partido político e para o combate ao narcotráfico erradicando o cultivo ilícito.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.