Mundo

Explosão em usina nuclear francesa causa pelo menos 1 morte

Ao menos quatro pessoas ficaram feridas no acidente

A Autoridade de Segurança Nacional francesa confirmou que a explosão na usina nuclear de Marcoule não provocou vazamento radioativo (Dominique Faget/AFP)

A Autoridade de Segurança Nacional francesa confirmou que a explosão na usina nuclear de Marcoule não provocou vazamento radioativo (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2011 às 10h17.

Paris - A explosão de um forno em um complexo nuclear em Marcoule (sudeste da França), ainda em circunstâncias pouco claras, causou nesta segunda-feira a morte de ao menos uma pessoa e feriu outras quatro, segundo informaram fontes oficiais.

O episódio ocorreu por volta das 11h45 do horário local (6h45 de Brasília) na usina de tratamento de resíduos nucleares e "não causou nenhum vazamento radioativo", segundo informou o jornal local Midi Libre. A informação foi confirmada pela Autoridade de Segurança Nacional francesa.

Fontes da Prefeitura e dos bombeiros afirmaram que foi estabelecido um perímetro de segurança no complexo. Já o "Midi Libre" informou que as localidades situadas em torno da cidade não estabeleceram medidas de confinamento da população.

A empresa francesa Areva indicou à Agência Efe que o incidente aconteceu na área onde a elétrica EDF opera, e não na sua.

Pouco tempo depois de ser divulgado o acidente, as ações da EDF chegaram a perder mais de 6% de seu valor na Bolsa de Paris para depois atenuar sua queda até 5,46% e alcançar os 18,345 euros por título.

O complexo nuclear está situado junto ao rio Ródano e não longe da cidade de Orange, no departamento de Gard, cuja capital é Nîmes.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesEuropaFrançaPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

China confirma seu primeiro surto da nova variante da mpox

Quais são os passaportes mais (e os menos) poderosos do mundo em 2025?

Incêndios em Los Angeles podem causar mais de US$ 50 bilhões em prejuízos

Biden cancela viagem oficial à Itália devido a incêndios florestais na Califórnia