Exame Logo

EUA: Tesouro propõe combater déficit com arrecadação

Timothy Geithner disse ao congresso que corte não sera suficiente, mas não especificou se aumento de impostos é necessário

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA, falou ao Congresso sobre o orçamento (Marcello Casal Jr./AGÊNCIA BRASIL)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 16h48.

Washington - O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, declarou nesta quarta-feira diante de congressistas que é imperativo usar a receita do Estado para reduzir o déficit orçamentário, já que os cortes de gastos não serão suficientes.

"De nenhuma forma se poderá levar o déficit a um nível viável (...) concentrando-se simplesmente nos cortes de gastos, com exceção da seguridade social", declarou Geithner em uma audiência diante do Comitê de Finanças do Senado.

Veja também

"Será necessário usar as receitas" do Estado e será "muito difícil", completou, sem se referir especificamente a uma eventual alta de impostos.

Geithner respondia a perguntas dos congressitas sobre o projeto de lei de finanças para o exercício 2012 (1º de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2012) apresentado na segunda-feira pela Casa Branca.

O documento prevê uma alta dos recursos do Estado e reduções de gastos - fora da seguridade social - para levar o déficit de 10,9% do PIB em 2011 para 3,6% em 2015.

O governo do presidente Barack Obama propõe colocar fim às reduções de impostos concedidas aos contribuintes mais ricos sob o mandato do presidente George W. Bush (2001-2009) e renovadas recentemente após acordo com os republicanos.

Majoritários na Câmara baixa desde janeiro, os republicanos rejeitam o plano e propõem reduções adicionais de impostos para as famílias e as empresas.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalDéficit públicoEstados Unidos (EUA)ImpostosLeãoPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame