Mundo

EUA, Índia, Austrália e Japão reativam cooperação do Quad

Encontro em Nova Délhi definiu novas iniciativas em vigilância marítima e cadeias de minerais estratégicos

Publicado em 26 de maio de 2026 às 07h39.

Estados Unidos, Índia, Austrália e Japão anunciaram nesta terça-feira, 26, uma nova rodada de cooperação em segurança marítima e minerais críticos, em um movimento que marca a retomada das iniciativas conjuntas do Quad, fórum estratégico observado com cautela pela China.

O anúncio foi feito durante reunião em Nova Délhi que contou com a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e de seus homólogos dos três países parceiros.

O encontro ocorre em um contexto de rearranjo diplomático no Indo-Pacífico e poucos dias após uma visita do presidente Donald Trump à China, marcada por sinalizações de aproximação entre as duas maiores economias do mundo.

Rubio afirmou que o Quad reúne países com valores e interesses alinhados, destacando o papel das quatro nações na defesa de economias abertas e na cooperação em desenvolvimento.

Segundo ele, o grupo avançará em duas frentes principais na área marítima: o reforço de capacidades de vigilância e a criação de sistemas de compartilhamento de informações em tempo real para o tráfego comercial.

Pela primeira vez, a Austrália indicou participação em um projeto voltado ao desenvolvimento portuário em Fiji, no Pacífico Sul, região onde a China tem ampliado sua influência por meio de investimentos e acordos de infraestrutura.

O grupo também decidiu ampliar a cooperação no fornecimento de minerais críticos, insumos considerados estratégicos para setores como tecnologia e energia.

Washington tem buscado reduzir a dependência de cadeias dominadas pela China, que mantém forte presença nesse mercado.

*Com AFP

Acompanhe tudo sobre:MineraçãoEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Tumba de 3.000 anos é descoberta no sul do Egito

EUA iniciam nova rodada de ataques ao Irã neste domingo

Incêndio em casa noturna na Tailândia mata ao menos 27 pessoas

Mortes em terremotos na Venezuela sobem para 4.490