Mundo

EUA aumentarão auxílio militar não-letal para a Ucrânia

Segundo fontes, ajuda inclui a entrega dos primeiros veículos militares Humvee


	Soldados ucranianos patrulham a região de Donetsk, no leste do país
 (Anatolii Boiko/AFP)

Soldados ucranianos patrulham a região de Donetsk, no leste do país (Anatolii Boiko/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2014 às 17h38.

Washington - Os Estados Unidos planejam aumentar a assistência de equipamentos não-letais para a Ucrânia, incluindo a entrega dos primeiros veículos militares Humvee, após decidir não fornecer armamentos ao país, disseram autoridades dos EUA. 

O aumento de ajuda não-letal para a Ucrânia, envolvida em uma disputa contra o movimento separatista pró-Rússia no leste do país, deve ser anunciado nesta quinta-feira durante uma visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, a Kiev. 

As autoridades, que falaram à Reuters em condição de anonimato, descreveram o processo como uma expansão do apoio norte-americano às forças armadas ucranianas, embora seja improvável que esse auxílio altere significativamente a situação do conflito. 

A ajuda fica aquém dos pedidos do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, feitos durante uma visita a Washington em setembro, na qual ele solicitou ajuda de armamentos - um pedido apoiado por alguns legisladores norte-americanos em resposta ao que aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dizem ser o movimento de tanques da Rússia para dentro do leste da Ucrânia.

Autoridades da administração do presidente norte-americano, Barack Obama, disseram que Washington acredita que a Ucrânia tenha poder letal suficiente e que os tipos de armamentos solicitados pela Ucrânia seriam apenas de valores marginais.

Eles também enfatizaram a necessidade de uma solução diplomática. 

Os Estados Unidos e seus aliados europeus impuseram diversas rodadas de sanções econômicas sobre a Rússia, após Moscou ter anexado a região da Crimeia, antes um território ucraniano, e por causa da incursão russa na Ucrânia.

O novo auxílio não-letal que será apresentado por Biden em Kiev inclui veículos militares tipo Humvee excedentes nos estoques do Pentágono, assim como a entrega de radares que possam detectar a localização de morteiros inimigos, disseram autoridades, sem especificar o valor total da assistência.

A ajuda não-letal anterior à Ucrânia inclui 53 milhões de dólares anunciados em setembro para equipamentos militares como unidades de detecção anti-morteiro, coletes balísticos, binóculos, pequenos barcos e outros equipamentos para as forças de segurança ucranianas. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricosUcrânia

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame