Mundo

Esquerda cresce em pesquisa eleitoral italiana

As eleições devem ser realizadas no primeiro trimestre de 2013, mas a decisão oficial sobre a data ainda depende do presidente Giorgio Napolitano


	Silvio Berlusconi: O PDL (centro-direita), do ex-primeiro-ministro, caiu de 14,3 para 13,8 por cento
 (Filippo Monteforte/AFP)

Silvio Berlusconi: O PDL (centro-direita), do ex-primeiro-ministro, caiu de 14,3 para 13,8 por cento (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 10h04.

Roma - O Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, teve um ligeiro crescimento em uma nova pesquisa eleitoral realizada logo antes de uma crise política que ameaça abreviar o governo do primeiro-ministro tecnocrata Mario Monti.

As eleições devem ser realizadas no primeiro trimestre de 2013, mas a decisão oficial sobre a data ainda depende do presidente Giorgio Napolitano.

A pesquisa do instituto SWG para a TV RAI mostrou o PD com 30,3 por cento das intenções de voto, um pouco acima dos 30 por cento da semana anterior, e à frente do alternativo Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, com 19,7 por cento.

O PDL (centro-direita), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que gerou instabilidade na quinta-feira ao retirar seu apoio a Monti em dois votos de confiança no Parlamento, caiu de 14,3 para 13,8 por cento.

A pesquisa sugere que o PD deve formar a maior bancada, mas precisaria se coligar com pequenos partidos de centro ou esquerda para formar um governo.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame