Mundo

Espanha e Paraguai consideram "prioritária" assinatura do tratado Mercosul-UE

Antes de se encontrar com Pedro Sánchez no palácio do governo em Madri, o presidente paraguaio foi recebido pelo chefe de Estado, o rei Felipe VI

Pedro Sánchez e Mario Abdo Benítez: Espanha é primeiro país em volume de investimento estrangeiro no Paraguai (AFP/AFP Photo)

Pedro Sánchez e Mario Abdo Benítez: Espanha é primeiro país em volume de investimento estrangeiro no Paraguai (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 3 de novembro de 2022 às 17h06.

Última atualização em 3 de novembro de 2022 às 17h21.

Espanha e Paraguai concordaram nesta quinta-feira, 3, em considerar "prioritária" a pendente assinatura do tratado entre o Mercosul e a União Europeia, durante uma reunião em Madri entre o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.

"Os presidentes Sánchez e Abdo consideraram a assinatura e conclusão do Acordo UE-Mercosul e da cúpula UE-CELAC [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] como uma prioridade", afirma um comunicado da presidência espanhola.

"Meu objetivo durante a Presidência espanhola da UE [no segundo semestre de 2023] será reafirmar as relações entre a União Europeia e a América Latina", prometeu Sánchez, citado no comunicado.

O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul tem sido negociado há décadas e fez poucos progressos desde 2019.

O projeto esbarrou em inúmeros obstáculos ao longo do tempo, desde questões de proteção comercial a questões ambientais, com confrontos, em particular, entre Brasil e França sobre a preservação da Amazônia.

Antes de se encontrar com Pedro Sánchez no palácio do governo em Madri, o presidente paraguaio foi recebido pelo chefe de Estado, o rei Felipe VI.

Após o encontro no Palácio da Zarzuela, os reis Felipe VI e Letizia ofereceram um almoço em homenagem a Abdo e sua esposa, Silvana López Moreira.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

No almoço, Abdo expressou sua confiança "nas grandes oportunidades" que "a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia" trará.

Além disso, saudou as boas relações econômicas e os investimentos, que atribuiu às "condições estáveis oferecidas pelo Paraguai".

Por sua vez, Felipe VI defendeu o fortalecimento das relações bilaterais.

A Espanha é o "primeiro país em volume de investimento estrangeiro" no Paraguai, "mas aspiramos fortalecer ainda mais nossos laços econômicos e comerciais", disse o monarca.

Entre outras atividades na capital espanhola, o presidente paraguaio participará na sexta-feira do Encontro Empresarial Espanha-Paraguai, voltado para empresas espanholas com interesses e presença no Paraguai.

Após sua passagem pela Espanha, Abdo encerrará sua turnê europeia com uma visita oficial à Alemanha nos dias 9 e 10 de novembro.

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:EspanhaMercosulParaguaiUnião Europeia

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem