Mundo

Enchentes em Jacarta deixam 2 mortos e 10 mil desabrigados

A inundação elevou o nível da água à altura da cintura


	Pessoas tentam passar pelas ruas completamente alagadas de Jacarta, Indonésia: hotéis de luxo e arranha-céus do bairro financeiro foram atingidos pela enchente
 (Adek Berry/AFP)

Pessoas tentam passar pelas ruas completamente alagadas de Jacarta, Indonésia: hotéis de luxo e arranha-céus do bairro financeiro foram atingidos pela enchente (Adek Berry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 08h32.

Jacarta - Jacarta estava nesta quinta-feira submersa em uma das piores inundações de sua história, que elevou o nível da água à altura da cintura, inclusive nos arredores dos hotéis de luxo, e causou, até o momento, a morte de duas pessoas, deixando outras 10.000 desabrigadas.

"Jacarta está inundada", reconheceu o presidente Susilo Bambang Yudhoyono, com as calças levantadas até os joelhos e os pés afundados na água que invadia o jardim de seu palácio, no centro da cidade.

"Espero que não haja muitas vítimas", declarou o presidente Yudhoyono.

Na noite de quarta-feira, o balanço das inundações elevava a dois o número de falecidos, entre eles um bebê que foi arrastado pelas águas, e a 10 mil o número de pessoas que ficaram desabrigadas. Nesta quinta-feira, os serviços de resgate não podiam fornecer um número atualizado das vítimas.

Não muito longe dali, a água cercava as embaixadas de França, Alemanha e Reino Unido, os hotéis de luxo e os arranha-céus do bairro financeiro.

Desde o início do dia, milhares de carros estavam presos nas águas, muitos deles abandonados por seus ocupantes. Valentes condutores de "ojek" (moto-táxi) tentavam empurrar seus veículos em meio às ruas inundadas.

Nos poucos bairros que permaneciam a salvo da água, os congestionamentos se estendiam por quilômetros nesta capital de 20 milhões de habitantes e onde a circulação em condições normais já é complicada.

Toda a cidade estava paralisada e muitos escritórios estavam vazios diante da ausência de seus funcionários.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnchentesIndonésia

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame