Eleitores de Trump adotam visual com orelhas enfaixadas em convenção republicana; veja vídeo
Gesto faz referência ao ferimento do ex-presidente e atual candidato causado pelo atentado do último sábado
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/Captura-de-tela-2024-07-18-103300.png?w=1024)
Agência de Notícias
Publicado em 18 de julho de 2024 às 07h50.
Última atualização em 18 de julho de 2024 às 10h45.
Entre bonés vermelhos com a inscrição TRUMP e camisetas com o lema MAGA (sigla de "Make America Great Again", ou "Torne os Estados Unidos Grandes Novamente" em tradução livre), um novo visual pôde ser visto na arena onde acontece nesta semana a Convenção Nacional do Partido Republicano: a orelha enfaixada, em solidariedade ao ex-presidente Donald Trump, sobrevivente de uma tentativa de assassinato no último sábado.
“Eu a uso por patriotismo e em solidariedade porque ele foi baleado e tem que usar uma bandagem”, disse à EFE Eric Neilson, que participou do evento como delegado partidário substituto pelo estado do Arizona.
Neilson usa um visual completo de um grande admirador de Trump: uma camiseta com a bandeira americana, um boné do ex-presidente com uma bandeira do estado do Arizona e um grande curativo na orelha direita, com uma tira com a bandeira americana.
Ele caminha pela arena, na cidade deMilwaukee, com um cartaz escrito à mão que diz: “A orelha dói muito, mas me sentirei melhor em novembro”, em referência ao mês em que serão realizadas as eleições presidenciais americanas.
Apoiadores de Donald Trump com a orelha enfaixada
![Eleitora de Donald Trump durante Convenção Republicana, dias após atentado contra candidato e ex-presidente Eleitora de Donald Trump durante Convenção Republicana, dias após atentado contra candidato e ex-presidente](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/Captura-de-tela-2024-07-18-102622.png)
2 /5Eleitora de Donald Trump durante Convenção Republicana, dias após atentado contra candidato e ex-presidente(Eleitores Donald Trump)
![Homem com a orelha enfaixada durante Comissão Republicana de 2024 Homem com a orelha enfaixada durante Comissão Republicana de 2024](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/Captura-de-tela-2024-07-18-103050.png)
3 /5Homem com a orelha enfaixada durante Comissão Republicana de 2024(Eleitores Donald Trump)
![Eleitora de Donald Trump com a orelha enfaixada e boné com a frase Eleitora de Donald Trump com a orelha enfaixada e boné com a frase](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/Captura-de-tela-2024-07-18-103300.png)
4 /5Eleitora de Donald Trump com a orelha enfaixada e boné com a frase "Faça a América Grandiosa de Novo"(Eleitores Donald Trump)
+ 1
No último sábado, enquanto Trump fazia um comício em Butler, no estado da Pensilvânia, um jovem de 20 anos com um fuzil disparou contra o ex-presidente, que por muito pouco não foi atingido no crânio e ficou levemente ferido na orelha direita. Um integrante da plateia também foi atingido e morreu, outros dois ficaram feridos, e o responsável pelo atentado foi baleado e morto por agentes do Serviço Secreto.
Dois dias depois, o agora candidato oficial do Partido Republicano à presidência dos EUA apareceu na arena Fiserv Forum, em Milwaukee, para grande aclamação com uma bandagem branca cobrindo sua orelha ferida.
Neilson e muitos outros participantes do grande evento conservador chamaram o fato de Trump escapar da morte de “milagre”.
Trump na Convenção Republicana após ser baleado
![Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de Tucker Carlson Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de Tucker Carlson](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/063_2162185547_02196e.jpg?quality=70&strip=info)
2 /7Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de Tucker Carlson(Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de Tucker Carlson)
![Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/063_2162185516_004247.jpg?quality=70&strip=info)
3 /7Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice(Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice)
![Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice
Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/000_364A4Y7_b76a98.jpg?quality=70&strip=info)
4 /7Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice(Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15, ao lado de J.D. Vance, candidato a vice)
+ 3
“Ele era incrível antes e é ainda mais incrível agora. Ele tem muita coragem e resiliência, o que é 100% diferente de (o presidente) Joe Biden, que é um liberal progressista, que foi comprado e pago pelos comunistas chineses”, alegou.
O fã de Trump não foi o único a comparecer ao evento com o visual do momento. Zachary Lansdowne, que foi convidado porque sua esposa é uma delegada pelo estado de Washington, também apareceu com uma bandagem na orelha.
“Vim por solidariedade a Donald Trump, porque ele se esquivou daquela bala”, disse ele à EFE, enquanto levantava o punho para lembrar o gesto agora icônico do ex-presidente após se levantar do chão, ensanguentado.
Jackson Carpintero, outro participante, contou à EFE que um delegado distribuiu curativos, algo que, para ele, “é apropriado para mostrar a inaceitabilidade da violência política nos Estados Unidos ”.
Trump, de acordo com ele, “parece forte, e a primeira coisa que fez ao entrar (na arena) foi subir um lance de escadas, o que teria sido um desafio insuperável para o presidente em exercício”, disse Carpintero em relação a Biden, que apesar de pressões internas do Partido Democrata continua como candidato à reeleição.