Mundo

Eleitores de Trump adotam visual com orelhas enfaixadas em convenção republicana; veja vídeo

Gesto faz referência ao ferimento do ex-presidente e atual candidato causado pelo atentado do último sábado

Eleitores republicanos acompanham comício de Donald Trump em Iowa, em dezembro (AFP)

Eleitores republicanos acompanham comício de Donald Trump em Iowa, em dezembro (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 18 de julho de 2024 às 07h50.

Última atualização em 18 de julho de 2024 às 08h44.

Entre bonés vermelhos com a inscrição TRUMP e camisetas com o lema MAGA (sigla de "Make America Great Again", ou "Torne os Estados Unidos Grandes Novamente" em tradução livre), um novo visual pôde ser visto na arena onde acontece nesta semana a Convenção Nacional do Partido Republicano: a orelha enfaixada, em solidariedade ao ex-presidente Donald Trump, sobrevivente de uma tentativa de assassinato no último sábado.

“Eu a uso por patriotismo e em solidariedade porque ele foi baleado e tem que usar uma bandagem”, disse à EFE Eric Neilson, que participou do evento como delegado partidário substituto pelo estado do Arizona.

Neilson usa um visual completo de um grande admirador de Trump: uma camiseta com a bandeira americana, um boné do ex-presidente com uma bandeira do estado do Arizona e um grande curativo na orelha direita, com uma tira com a bandeira americana.

Ele caminha pela arena, na cidade de Milwaukee, com um cartaz escrito à mão que diz: “A orelha dói muito, mas me sentirei melhor em novembro”, em referência ao mês em que serão realizadas as eleições presidenciais americanas.

No último sábado, enquanto Trump fazia um comício em Butler, no estado da Pensilvânia, um jovem de 20 anos com um fuzil disparou contra o ex-presidente, que por muito pouco não foi atingido no crânio e ficou levemente ferido na orelha direita. Um integrante da plateia também foi atingido e morreu, outros dois ficaram feridos, e o responsável pelo atentado foi baleado e morto por agentes do Serviço Secreto.

Dois dias depois, o agora candidato oficial do Partido Republicano à presidência dos EUA apareceu na arena Fiserv Forum, em Milwaukee, para grande aclamação com uma bandagem branca cobrindo sua orelha ferida.

Neilson e muitos outros participantes do grande evento conservador chamaram o fato de Trump escapar da morte de “milagre”.

“Ele era incrível antes e é ainda mais incrível agora. Ele tem muita coragem e resiliência, o que é 100% diferente de (o presidente) Joe Biden, que é um liberal progressista, que foi comprado e pago pelos comunistas chineses”, alegou.

O fã de Trump não foi o único a comparecer ao evento com o visual do momento. Zachary Lansdowne, que foi convidado porque sua esposa é uma delegada pelo estado de Washington, também apareceu com uma bandagem na orelha.

“Vim por solidariedade a Donald Trump, porque ele se esquivou daquela bala”, disse ele à EFE, enquanto levantava o punho para lembrar o gesto agora icônico do ex-presidente após se levantar do chão, ensanguentado.

Jackson Carpintero, outro participante, contou à EFE que um delegado distribuiu curativos, algo que, para ele, “é apropriado para mostrar a inaceitabilidade da violência política nos Estados Unidos”.

Trump, de acordo com ele, “parece forte, e a primeira coisa que fez ao entrar (na arena) foi subir um lance de escadas, o que teria sido um desafio insuperável para o presidente em exercício”, disse Carpintero em relação a Biden, que apesar de pressões internas do Partido Democrata continua como candidato à reeleição.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024Donald Trump

Mais de Mundo

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Republicanos convocam chefe do Serviço Secreto para depor sobre ataque a Trump

Eleições Venezuela: Edmundo González tem 59% das intenções de voto contra 24,6% de Nicolás Maduro

Eleições Venezuela: TSE irá mandar observadores para acompanhar votações

Mais na Exame