Mundo

Dinamarca anuncia envio de unidade de elite para a Groenlândia

Governo publicou nesta quarta-feira um guia de orientações à população para cenários de crise, tratado como medida preventiva

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 21 de janeiro de 2026 às 19h26.

Tudo sobreGroenlândia
Saiba mais

O Exército da Dinamarca deslocou unidades de elite para a Groenlândia nesta quarta-feira, 21, como parte de uma operação militar que envolve também outros países europeus. A movimentação foi anunciada pelas Forças Armadas dinamarquesas e busca ampliar a presença no Ártico, região de interesse estratégico crescente.

A Groenlândia, território autônomo dinamarquês, tem sido alvo de interesse internacional, inclusive dos Estados Unidos durante o governo Donald Trump, que chegou a propor a compra da ilha. A operação atual é parte do exercício Arctic Endurance, iniciado na semana passada e que reúne forças militares de diferentes países europeus.

A fragata "Peter Willemoes", da Dinamarca, passou a integrar o exercício nesta quarta-feira, enquanto no Atlântico Norte, a embarcação francesa "Bretagne" realiza manobras conjuntas com o navio dinamarquês "Thetis", como foi informado pelo Comando Ártico.

O governo da Groenlândia publicou nesta quarta-feira um guia de orientações à população para cenários de crise, tratado como medida preventiva. O ministro da Autossuficiência, Peter Borg, definiu o documento como uma “apólice de seguro”, destacando que o ideal é que não precise ser utilizado.

Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não pretendia usar força militar para tomar controle da Groenlândia, mas reiterou o desejo de negociar a aquisição da ilha de forma imediata.

Acompanhe tudo sobre:GroenlândiaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)DinamarcaBrazil House DavosDavos

Mais de Mundo

Vendas no varejo chinês atingem RMB 50,1 trilhões em 2025

Receita da indústria digital da China deve atingir RMB 38 trilhões em 2025

Trump diz que chegou a 'acordo' com a Otan sobre a Groenlândia e recua em tarifas à Europa

Arábia Saudita e outros países árabes aceitam entrar para Conselho de Paz para Gaza