Mundo

Dezenas de pessoas são presas em marcha neonazista na Suécia

Cidade é marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2017 às 15h07.

GOTEMBURGO - Dezenas de pessoas foram presas neste sábado durante uma marcha de extrema direita do Movimento de Resistência Nórdico (NMR, na sigla em inglês) em Gotemburgo marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

O NMR reuniu centenas de pessoas para a manifestação. A adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia e o Movimento de Resistência Nórdico tinha autorização da polícia para a marcha.

A polícia sueca informou em seu site que pelo menos 20 pessoas foram detidas, e que um policial foi ferido levemente. Mais tarde, um porta-voz da polícia disse à emissora sueca SVT que mais 10 pessoas foram presas.

A polícia já previa violência e pediu reforço de todos os distritos policiais na Suécia, adicionando 350 camas em celas para prisão temporária na garagem.

(Por Johan Ahlander e Johannes Hellström)

Acompanhe tudo sobre:NazismoProtestos no mundoSuécia

Mais de Mundo

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança