Mundo

Dezenas de pessoas são presas em marcha neonazista na Suécia

Cidade é marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2017 às 15h07.

GOTEMBURGO - Dezenas de pessoas foram presas neste sábado durante uma marcha de extrema direita do Movimento de Resistência Nórdico (NMR, na sigla em inglês) em Gotemburgo marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

O NMR reuniu centenas de pessoas para a manifestação. A adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia e o Movimento de Resistência Nórdico tinha autorização da polícia para a marcha.

A polícia sueca informou em seu site que pelo menos 20 pessoas foram detidas, e que um policial foi ferido levemente. Mais tarde, um porta-voz da polícia disse à emissora sueca SVT que mais 10 pessoas foram presas.

A polícia já previa violência e pediu reforço de todos os distritos policiais na Suécia, adicionando 350 camas em celas para prisão temporária na garagem.

(Por Johan Ahlander e Johannes Hellström)

Acompanhe tudo sobre:Protestos no mundoNazismoSuécia

Mais de Mundo

Maduro recebe enviado de Xi Jinping em meio a tensão com os EUA

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?