Mundo

Desemprego e economia são principais problemas nos EUA

Pesquisa mostrou que população está insatisfeita com os rumos do país

Fila de desempregados nos EUA: maior problema, segundo a pesquisa (Mario Tama/Getty Images/AFP)

Fila de desempregados nos EUA: maior problema, segundo a pesquisa (Mario Tama/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 12h27.

Washington - O desemprego e a situação econômica são as principais preocupações dos americanos, que em sua maioria estão muito insatisfeitos com o rumo do país, afirma enquete divulgada nesta segunda-feira pela Gallup.

A empresa com sede em Nova Jersey recolheu as opiniões de 1.012 adultos de todo o país, entre 3 e 6 de novembro, quase um ano antes das eleições nas quais o presidente Barack Obama buscará a reeleição.

A enquete telefônica admite uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Para 36 % dos entrevistados, o desemprego é o maior problema do país atualmente. De acordo com o Governo, a taxa de desemprego caiu um décimo de ponto percentual e ficou em 9% em outubro.

Se forem considerados os desempregados, as pessoas que têm emprego de meio período mas buscam um de período completo, e aqueles que abandonaram a busca, há mais de 16 milhões de trabalhadores fora de um vínculo laboral satisfatório.

Já para 30% dos entrevistados, o principal problema dos EUA atualmente é a situação econômica. A quase dois anos e meio do fim da recessão mais profunda e longa em quase oito décadas, a economia dos EUA continua crescendo a um ritmo muito lento.

A insatisfação com o Governo foi citada por mais de 10% daqueles que participaram da pesquisa. De acordo com a enquete, outros assuntos que ocupam bastante os debates dos políticos e as controvérsias de comentaristas aparentemente não interessam a muitas pessoas.

O déficit do Governo Federal é o assunto mais grave dos EUA para apenas 6% dos entrevistados, já a imigração e as guerras são os assuntos mais importantes para apenas 3%. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDesempregoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação