Mundo

Deputados britânicos planejam frear inclinação do Big Ben

Segundo estudo, a torre está se inclinando 0,26 graus a noroeste, o que significa que em seu ponto mais alto registra um desvio de meio metro em relação ao seu eixo

A Torre do Relógio, de 96 metros de altura, é um dos cartões postais da capital britânica desde 1859 (Daniel Berehulak/Getty Images)

A Torre do Relógio, de 96 metros de altura, é um dos cartões postais da capital britânica desde 1859 (Daniel Berehulak/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 11h06.

Londres - Um comitê do Parlamento britânico estudará medidas para evitar que a Torre do Relógio de Westminster e o Big Ben continuem se inclinando, e verificará a possibilidade de transferir temporariamente a sede parlamentar, informou nesta segunda-feira a emissora pública 'BBC'.

Em outubro, um estudo elaborado pelo Parlamento e o metrô de Londres para ampliação de uma de suas linhas revelou que a torre está se inclinando 0,26 graus em direção ao noroeste, o que significa que em seu ponto mais alto registra um desvio de meio metro em relação ao seu eixo.

Os especialistas afirmaram que, apesar dessa inclinação, quase imperceptível para um observador atento, a antiga construção não corre risco de desmoronar.

Além do Big Ben, o próprio Palácio de Westminster, construído no século 19 e sede do Parlamento britânico, sofre deteriorações e rachaduras em sua fachada.

Segundo a 'BBC', os deputados debaterão a partir dessa segunda em um comitê como evitar uma maior inclinação da torre, com medidas como uma possível mudança temporária enquanto os trabalhos de reforma do edifício estiverem sendo realizados.

Na agenda da sessão também está incluída uma proposta para que o prédio possa ser vendido, embora a 'BBC' a considere 'altamente improvável'.

A Torre do Relógio, de 96 metros de altura, é um dos cartões postais da capital britânica desde 1859.


Em seus arredores foram construídos recentemente um estacionamento subterrâneo de cinco andares e vários túneis para a linha de metrô Jubilee, mas a inclinação do Big Ben é anterior, segundo os especialistas.

'Quando comecei a trabalhar na construção do estacionamento era óbvio que já estava se inclinando. Sabemos disso há anos', destacou o professor do Imperial College de Londres John Burland, responsável por supervisionar essas obras.

Para Burland, o mais provável é que a inclinação tenha sido iniciada durante o próprio processo de construção da torre, antes de seu revestimento ter sido fixado.

Quanto às rachaduras no Palácio de Westminster, Burland disse que 'estão ali há anos' e que, inclusive, podem ser 'benéficas' para a estabilidade do prédio.

A Torre do Relógio 'se move em direção à linha Jubilee e esse movimento se concentrou ao redor das fendas. Se não fosse assim, nós as encontraríamos em outros lugares', acrescentou Burland.

'Se você parar na Praça do Parlamento e olhar para a torre, verá que ela se inclina ligeiramente para a esquerda, mas eu não daria a isso nenhuma conotação política', brincou Burland. 

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaEuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoTurismo

Mais de Mundo

Modi visita Putin com missão de reforçar laços comerciais e diplomáticos

Estas 6 cidades na Europa que estão pagando para você morar lá

Marine Le Pen vê derrota de partido de ultradireita na França como "vitória adiada"

Eleição na França: Macron nega pedido de premier para deixar o cargo

Mais na Exame