Comitê da OMS vê risco de novas variantes mais perigosas da covid-19
No encontro, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou seu pedido por um impulso global na vacinação e pela implementação do "uso racional" de medidas de saúde pública
Estadão Conteúdo
Publicado em 15 de julho de 2021 às 14h54.
Última atualização em 15 de julho de 2021 às 15h09.
Um Comitê de Emergência convocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para analisar o quadro na pandemia de covid-19 advertiu para o risco de que novas variantes do vírus possam surgir e se disseminar. Durante reunião na quarta-feira, 14, os especialistas ressaltaram que a pandemia "não está nem perto de terminada", informa a OMS em comunicado nesta quinta-feira, 15.
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
"A pandemia continua a evoluir, com quatro variantes de preocupação dominando a epidemiologia global", dizem os especialistas. "O Comitê reconheceu a forte probabilidade para a emergência e a disseminação global de variantes de preocupação novas e potencialmente mais perigosas, que possam ser ainda mais desafiadoras para controlar."
No encontro, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou seu pedido por um impulso global na vacinação e pela implementação do "uso racional" de medidas de saúde pública e sociais para conter a transmissão do vírus.
O Comitê de Emergência ainda enfatizou a importância de uma resposta internacional coordenada ao problema. A nota diz também que uma nova reunião desse comitê ocorrerá "dentro de três meses ou mais cedo".
- Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.