'Coletes amarelos' britânicos convocam manifestações para sábado
Organização de esquerda pegou emprestado símbolo utilizado nos protestos que abalam França há dois meses
AFP
Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 15h43.
O movimento antiausteridade britânico People's Assembly convocou uma "manifestação nacional" para sábado em Londres e pediu aos participantes que usem um "colete amarelo", pegando emprestado o símbolo utilizado nos protestos que abalam a França há dois meses.
Essa organização de esquerda também convocou reuniões similares em outras cidades do Reino Unido na próxima semana com o objetivo de exigir a organização de eleições legislativas para derrubar o Partido Conservador, que governa o país desde 2010.
"Não esqueçam o colete amarelo", afirma o grupo em sua página do Facebook do grupo, sob o lema "Os Coletes amarelos contra a Austeridade".
Mais de 1.700 pessoas indicaram na rede social que participarão na manifestação.
Outras organizações, como "Levantem-se contra o racismo", que critica a política do governo sobre a recepção de refugiados, pediram para participar do protesto.
Paralelamente, nas redes sociais, os militantes do Probrexit, alguns deles próximos à extrema direita, também convocaram para se manifestar no sábado sob o lema "#YellowVestUK" (Yellow Vest United Kingdom/Coletes Amarelos/Reino Unido).