Mundo

China investirá US$ 30 bilhões em tratamento de água

Foco é construir sistemas de irrigação para garantir produção de cereais

Seca na China: país vai destinar 10% dos investimentos para irrigação (AFP)

Seca na China: país vai destinar 10% dos investimentos para irrigação (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de dezembro de 2010 às 15h28.

Pequim - A China planeja investir 30 bilhões de dólares em projetos de tratamento de água em 2011 para reduzir o impacto de desastres naturais na produção de cereais, informou a imprensa oficial neste sábado.

Em 2010, a China sofreu com fortes inundações e secas, que destruíram colheiras em todo o país e fizeram aumentar o preço dos alimentos, colaborando para que a inflação atingisse seu nível mais alto em dois anos.

O investimento - 10% maior que o de 2010 - será concentrado na melhoria dos sistemas de irrigação e em projetos para combater os desastres provocados pelo clima, segundo o jornal China Daily, citando o ministro dos Recursos Hídricos Chen Lei.

"Precisamos acelerar a construção de instalações de tratamento de água como parte da infraestrutura chave para que o país possa garantir um aumento da produção de cereais", indicou Chen.

O índice de preços ao consumidor, utilizado para medir a inflação, apontou em novembro uma alta dos preços de 5%, que subiram 12% no acumulado do ano, segundo dados oficiais.

Depois de um dos piores anos em matéria de tragédias naturais, a China estima que mais de 80 bilhões de pessoas precisarão de ajuda para se alimentar durante o inverno, de acordo com informações da agência Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaÁguaÁsiaChinaDesastres naturais

Mais de Mundo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento