Mundo

China estabelece metas contra poluição atmosférica

Poluição atmosférica causa 350 mil a 500 mil mortes prematuras por ano na China, relatou a imprensa estatal


	Névoa de poluição na China: pelas novas regras, Pequim, a vizinha Tianjin e a província de Hebei, no norte, precisarão reduzir em 25 por cento por ano a presença de partículas do tipo PM 2,5
 (Feng Li/Getty Images)

Névoa de poluição na China: pelas novas regras, Pequim, a vizinha Tianjin e a província de Hebei, no norte, precisarão reduzir em 25 por cento por ano a presença de partículas do tipo PM 2,5 (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h06.

Pequim - A China impôs novas metas para uma redução de 5 a 25 por cento na poluição atmosférica, disse a imprensa estatal na noite de terça-feira, salientando a preocupação do governo com um tema que irrita a opinião pública.

A China emite regularmente diretrizes para tentar combater a poluição atmosférica nas grandes cidades, mas com efeitos apenas limitados.

O ex-ministro da Saúde Chen Zhu disse que a poluição atmosférica causa 350 mil a 500 mil mortes prematuras por ano na China, relatou a imprensa estatal. Chen escreveu o artigo na edição de dezembro da revista médica The Lancet.

Também na terça-feira, a qualidade do ar atingiu níveis insalubres em grande parte do norte e sul da China.

Pelas novas regras, Pequim, a vizinha Tianjin e a província de Hebei, no norte, precisarão reduzir em 25 por cento por ano a presença de partículas do tipo PM 2,5, que são especialmente nocivas, disse a agência Xinhua citando o documento do Ministério de Proteção Ambiental.

Xangai e as províncias de Jiangsu, Zhajiang, Shandong (todas no leste) e Shanxi (norte) precisarão realizar cortes de 20 por cento. Guangdong e Chongqing deverão fazer reduções de 15 por cento, e a Região Autônoma da Mongólia Interior terá de cortar 10 por cento, segundo a Xinhua.

O governo está analisando um sistema para avaliar o progresso de cada localidade, e pretende expor à execração aqueles que não cumprirem as metas, segundo o jornal China Daily.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMeio ambientePoluição

Mais de Mundo

Biden ordena funeral de Estado para Jimmy Carter

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump