Mundo

Chávez viaja para Cuba e promete voltar com 'mais vida'

Chávez se despediu dos venezuelanos após realizar uma grande caravana por Caracas e prometer lutar contra a doença.

Chávez: "Eu prometo que vou me dedicar ao lado de minha equipe médica" (Juan Barreto/AFP)

Chávez: "Eu prometo que vou me dedicar ao lado de minha equipe médica" (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 20h05.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou nesta sexta-feira para Havana, em Cuba, para se submeter a uma nova operação devido ao surgimento de uma 'lesão' com alta probabilidade de ser maligna e prometeu voltar 'com mais vida'.

'Eu vou, mas voltarei. E voltarei com mais vida do que nunca para seguir dedicando minha vida inteira a uma pátria melhor, a uma pátria nova', disse o líder no aeroporto internacional de Maiquetía instantes antes de embarcar.

Acompanhado de suas três filhas, de todo seu gabinete e da cúpula militar, Chávez se despediu dos venezuelanos após realizar uma grande caravana por Caracas e prometer lutar contra a doença.

'Eu prometo que vou me dedicar ao lado de minha equipe médica e a aos que me acompanham, de corpo, alma e espírito, com vontade suprema para realizar esta batalha e derrotar esta ameaça', afirmou Chávez no ato transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.

'Chávez não se acabou e digo mais, devo dizer que quando este corpo se acabar, Chávez não se acabará porque Chávez já não sou eu, Chávez está nas ruas e fez-se povo e essência nacional', exclamou o emocionado líder.

O líder será operado na segunda-feira ou terça-feira na ilha caribenha para extrair um tumor de dois centímetros detectado na semana passada durante exames médicos em Cuba. A lesão foi encontrada na mesma região do corpo onde em junho do ano passado ele retirou um câncer, embora não tenham sido dados maiores detalhes sobre sua localização e gravidade.

O presidente disse que com o amor de Deus e 'dentro de poucos dias' voltará à Venezuela e pediu que enquanto isso sua equipe acelere os programa de governo.

Chávez garantiu ainda que vencerá as eleições presidenciais de 7 de outubro. 'Assim como no ano passado após duas delicadas intervenções cirúrgicas não podia faltar às eleições de 5 de julho, prometo que também não faltarei em 7 de outubro. Estarei com os senhores coroando a vitória popular bolivariana e revolucionária', sentenciou.

O presidente venezuelano enfrentará no pleito, no qual tentará sua terceira reeleição, o candidato da oposição, Henrique Capriles

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20