Mundo

Cardeais que devem participar de conclave são 116

O conclave que escolheu Bento XVI contou com a participação de 115 cardeais


	A multidão à espera da decisão do conclave no Vaticano: a previsão do Vaticano é que um novo papa seja escolhido até a Páscoa.
 (Andreas Solaro/AFP)

A multidão à espera da decisão do conclave no Vaticano: a previsão do Vaticano é que um novo papa seja escolhido até a Páscoa. (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília – Cento e dezesseis cardeais devem participar do conclave que vai eleger o novo papa. O número anteriormente informado era 117, mas o cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja, arcebispo emérito de Jacarta (Indonésia), informou que não deve participar do evento por motivos de saúde.

O cardeal confirmou que, devido à deterioração das suas condições físicas, não poderá viajar para Roma. Ele vive em uma casa de jesuítas para padres idosos, na ilha de Java, há dois anos, desde que deixou a arquidiocese por ter atingido o limite da idade para o cargo, 75 anos.

O conclave que escolheu Bento 16 contou com a participação de 115 cardeais. O religioso, de 85 anos, anunciou sua renúncia este mês e deve deixar o cargo no próximo dia 28. A previsão do Vaticano é que um novo papa seja escolhido até a Páscoa.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Oposição da Venezuela cria portal com atas eleitorais para comprovar vitória de Gonzáles

OEA acusa Venezuela de manipulação eleitoral, dizendo que houve distorção dos resultados

Após mortes em protestos, Itamaraty pede que brasileiros evitem aglomerações na Venezuela

Mais na Exame