Exame Logo

Bomba perto de mesquita mata ao menos 22 no Paquistão

Explosão em uma área remota na fronteira com o Afeganistão ocorreu no momento em que as pessoas se reuniam para as orações de sexta-feira

Ataque no Paquistão: dirigente político local Ikramullah Khan disse que o número de mortos chegou a 22, além de 70 feridos (John Moore/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 31 de março de 2017 às 08h40.

Parachinar - Uma bomba aparentemente destinada a atingir uma mesquita em Parachinar, no noroeste do Paquistão , matou ao menos 22 pessoas e deixou dezenas de feridos nesta sexta-feira, em um ataque reivindicado pelo Taliban paquistanês.

A explosão em uma área remota na fronteira com o Afeganistão ocorreu no momento em que as pessoas se reuniam para as orações de sexta-feira perto da entrada feminina da mesquita xiita no mercado central, no mais recente de uma série de ataques este ano no Paquistão, que tem população de maioria sunita.

Veja também

O dirigente político local Ikramullah Khan disse que o número de mortos chegou a 22, além de 70 feridos.

Sajid Hussain, um parlamentar de Parachinar, disse que houve tiros antes da explosão, que ele descreveu como um ataque suicida. A cidade fica localizada em uma área com grande população xiita.

"O ataque aconteceu em uma área movimentada, e uma mesquita feminina parece ter sido o alvo", disse.

O grupo militante islâmico Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), mais conhecido como Taliban paquistanês, disse que a explosão foi parte de sua operação Ghazi, uma homenagem ao líder radical morto em 2007 pelas forças de segurança do Paquistão.

O ataque foi reivindicado tanto pelo TPP como por um braço de um novo grupo militante, o Lashkar-e-Jhangvi Al Alami.

Acompanhe tudo sobre:ExplosõesPaquistão

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame