Mundo

Berlusconi começa serviço comunitário em asilo na Itália

Aos 77 anos, Berlusconi, ainda o político mais influente da centro-direita italiana, teve sentença de prisão de quatro anos reduzida

Silvio Berlusconi: ex-premiê deixou o guarda-costas do lado de fora ao entrar no centro Sacra Famiglia (Stefano Rellandini/Reuters)

Silvio Berlusconi: ex-premiê deixou o guarda-costas do lado de fora ao entrar no centro Sacra Famiglia (Stefano Rellandini/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 10h16.

Cesano Boscone - Um sombrio e silencioso Silvio Berlusconi entrou em um asilo católico nos arredores de Milão, nesta sexta-feira, para começar a prestar serviço comunitário como parte de uma condenação judicial com duração de um ano por fraude fiscal.

Aos 77 anos, Berlusconi, ainda o político mais influente da centro-direita italiana, teve uma sentença de prisão de quatro anos reduzida, em agosto passado, para uma obrigação de passar quatro horas por semana durante um ano no centro para idosos.

O bilionário da indústria da mídia e ex-primeiro-ministro chegou durante a manhã em um carro preto, vestindo seu costumeiro terno escuro.

Ignorando cerca de 200 jornalistas italianos e estrangeiros, Berlusconi deixou o guarda-costas do lado de fora ao entrar no centro Sacra Famiglia, um centro de cuidados para idosos e doentes mentais.

"Eu acho que toda essa atenção da mídia é excessiva, dado que ele não quer vir aqui porque quer ajudar as pessoas sofrendo de Alzheimer, mas sim porque foi forçado a vir", disse um homem que trabalha como voluntário no centro e disse apenas que seu nome era Mario.

A obrigação de prestar serviço comunitário não impede Berlusconi, que foi expulso do Senado italiano após a condenação, de fazer campanha por seu partido, o Força Itália, para as eleições ao Parlamento Europeu neste mês.

Após completar os primeiros seis meses de serviços comunitários, a sentença de Berlusconi, de um ano, será automaticamente reduzida para 10 meses e meio.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaItáliaPiigsJustiçaSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza