Na Bahia, clima de Copa ainda não cedeu espaço para eleições
Campanha eleitoral parece ainda não ter empolgado cidadãos, que mantêm a decoração verde-amarela da época da Copa em vez de cartazes, outdoors e santinhos dos candidatos
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.
Barreiras (Bahia) - O candidato à Presidência da República José Serra, da coligação O Brasil Pode Mais (formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B), escolheu as cidades de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, no oeste da Bahia, para passar o dia hoje (6).
Nos dois municípios, Serra tem palanques certos e um forte apoio dos políticos locais. Porém, a campanha eleitoral parece ainda não ter empolgado os moradores que mantêm a decoração verde-amarela da época da Copa do Mundo em vez de cartazes, outdoors e santinhos dos candidatos.
Os moradores esperam que o futuro presidente promova melhorias na saúde e educação e crie oportunidades de emprego. As queixas de quem vive na região incluem também a falta de um sistema eficiente de saneamento básico e o caos causado pela presença constante de caminhões nas principais ruas das duas cidades - muitas pistas são usadas como atalho para o acesso às rodovias que ligam a Bahia ao Centro-Oeste.
O taxista Luiz Souza, que trabalha na área há mais de 15 anos em Barreiras, disse que o futuro presidente da República deve aplicar o dinheiro arrecadado por meio dos impostos em ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Só digo uma coisa: do jeito que está, não vai bem. Não dá para a gente trabalhar demais para não ver o resultado disso", afirmou ele.
Já a manicure Yara Silva não esconde a desilusão com a política e com quem atua nela. Para a manicure não há, por enquanto, um político sequer que restabeleça seu otimismo. "Não acredito nos políticos. Acho que eles prometem muito e não fazem nada depois que se elegem. Acho que vou votar nulo para todo mundo."
Independentemente das expectativas dos moradores, o candidato quer desembarcar hoje em Bom Jesus da Lapa e Barreiras disposto a ouvir a população, segundo os correligionários. Serra estará acompanhado por alguns dos principais nomes da política baiana, como Paulo Souto (DEM), candidato ao governo do estado, e o deputado João Almeida (PSDB).
Em Bom Jesus da Lapa, Serra vai visitar o principal ponto turístico local, que é o santuário que tem o mesmo nome da cidade. Com 66,1 mil habitantes, o município é conhecido como a capital baiana da fé por causa da tradicional romaria que ocorre em agosto. A cidade cresceu por causa da religiosidade desde o século 17.
Em Barreiras, o candidato se reunirá com os agricultores da região. Considerado um dos principais municípios para o agronegócio, o local tem uma economia baseada na produção de frutas, milho, algodão e café, além de gado. Com 137,8 mil habitantes, a cidade é referência no oeste da Bahia em decorrência do desenvolvimento e do setor de serviços.
Leia mais notícias sobre José Serra
Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter