Exame Logo

Guerra no Oriente Médio: 229 brasileiros resgatados no Líbano serão recebidos por Lula

Avião da FAB resgatou 229 brasileiros na capital do Líbano neste sábado

Smoke rises from the site of an Israeli airstrike that targeted a neighborhood in Beirut’s southern suburb early on October 1, 2024. The Israeli military said Tuesday troops have started "targeted ground raids" in villages of southern Lebanon. The incursions backed by airstrikes and artillery began "a few hours ago" and are targeting militant group Hezbollah "in villages close to the border" with Israel, a military statement said. (Photo by Fadel ITANI / AFP)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 13h51.

Última atualização em 5 de outubro de 2024 às 15h27.

O avião levando os primeiros brasileiros repatriados do Líbano decolou de Beirute após 2 horas em solo. A previsão é que o desembarque em São Paulo ocorra já neste domingo.Ao todo, 229 pessoas e três animais domésticos embarcaram no voo da Força Aérea Brasileira.

A operação para retirar os brasileiros do Líbano usou a experiência recente do Brasil com a "Voltando em paz", que trouxe os brasileiros que estavam na faixa de Gaza em meio a guerra entre Israel e Hamas.

Veja também

A aeronave estava em Lisboa aguardando autorização de voo para o Líbano. A previsão inicial era que o avião ficasse cerca de 40 minutos no aeroporto de Beirute. A aeronave já decolaria de Portugal com o combustível necessário para fazer o trajeto de ida e volta.

No sábado, o governo brasileiro decidiu adiar o voo que estava previsto por questões de segurança envolvendo o comboio que estava em solo. A região do aeroporto de Beirute tem sido alvo de bombardeios.

Em razão da escalada do conflito, todas as operações precisam ser revistas minutos antes de acontecerem, mesmo aquelas que já estão autorizadas, como foi o caso da operação brasileira no sábado.

Israel invade sul do Líbano contra o Hezbollah: veja as fotos do conflito

O chanceler Mauro Vieira afirmou que o governo também já está estudando rotas alternativas para a retirada e brasileiros. Cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda ao Itamaraty para deixar o Líbano.

— Evidentemente já estamos examinando alternativas por outros países. Temos que ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas, com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região.

O comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, afirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem capacidade de trazer 500 pessoas por semana do Líbano. Ele ressaltou ainda que eventuais desistências serão substituídas para que os lugares sejam aproveitados.

— Temos um número mágico de em torno de 500 pessoas por semana, um fluxo que conseguimos manter — afirmou, completando: — Só pousaram no Líbano quatro países [até agora]. Hoje [quinta-feira] pousariam mais dois. Seríamos o sétimo país a pousar lá. A expectativa é 500 pessoas por semana, é o que conseguimos segurar bem.

O avião

O avião que realizou o primeiro resgate de brasileiros é um modelo KC-30 da Força Aérea Brasileira, aeronave de grande porte, com três corredores e capacidade para 230 pessoas.

Além de pilotos, militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo) farão parte da tripulação para prestar o apoio necessário durante a missão. A operação foi batizada pela Aeronáutica de “Raízes de Cedro”.

Lula vai receber os brasileiros em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber neste domingo, 6, os brasileiros resgatados no primeiro voo de repatriação da zona de conflito no Líbano.

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, tem previsão de pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 10h.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasLíbanoFAB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame