Mundo

As 50 cidades com melhor reputação no mundo

Esses municípios (nenhum brasileiro chegou ao top 50) têm as melhores economias, governos e ambientes do globo, de acordo com uma consultoria privada

10º - Sydney, Austrália (Daniel Munoz/Reuters)

10º - Sydney, Austrália (Daniel Munoz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 15h16.

São Paulo – Qual a cidade mais respeitável do mundo? De acordo com o ranking organizado pela consultoria Reputation Institute, que tem sede em Nova York e Copenhagen, Sydney, na Austrália, tem a melhor reputação entre todas. O instituto analisa critérios em três categorias: economia, ambiente atrativo e eficiência do governo. A pior cidade? Bagdá, no Iraque.

Do ano passado para 2013, as cidades norte-americanas subiram no ranking, melhorando a sua reputação. A Europa domina a lista das melhores cidades, com 15 representantes entre as 20 primeiras. Já as cidades de países emergentes, inclusive as brasileiras, cairam. O Rio de Janeiro aparece apenas em 64º lugar, uma posição à frente de Buenos Aires, na Argentina. São Paulo, a outra cidade brasileira no ranking, está em 72º lugar. Cidades na Itália e Grécia, países que sofreram com a crise do euro, vêm se recuperando.

A lista, que conta com a avaliação de cem cidades, mostra os lugares onde as pessoas e empresas mais teriam interesse em visitar, fazer negócios e investir. Entre os critérios mais importantes, de acordo com o instituto, estão se a cidade é considerada bela e se é um lugar seguro para visitantes e moradores.

Outros critérios envolviam se a cidade oferece uma grande variedade de produtos e serviços próprios, se é sede de empresas importantes, se é financeiramente estável e se tem potencial de crescimento. Também é considerado se artistas, cientistas e atletas reconhecidos vivem nelas e como é a vida social, artística e gastronômica delas.

Veja as fotos e confira as 50 cidades com melhor reputação.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaEuropaListasPaíses ricosRankings

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame