Mundo

Aproximação dos EUA com o Irã desagrada Israel

Israel avalia oficialmente que o Irã já possui centrífugas de urânio suficientes para obter rapidamente combustível para uma bomba atômica


	Hassan Rohani: presidente iraniano vem adotando uma atitude conciliadora, manifestando seu aval a negociações do seu país com seis grandes potências
 (Atta Kenare/AFP)

Hassan Rohani: presidente iraniano vem adotando uma atitude conciliadora, manifestando seu aval a negociações do seu país com seis grandes potências (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 10h26.

Jerusalém - Israel manifestou na terça-feira preocupação com uma possível reunião entre os presidentes dos EUA e do Irã nesta semana na ONU, dizendo que os acenos conciliatórios de Teerã para as potências mundiais mascaram uma aceleração do seu programa nuclear.

Israel avalia oficialmente que o Irã já possui centrífugas de urânio suficientes para obter rapidamente combustível para uma bomba atômica, apesar de Teerã insistir no caráter pacífico das suas atividades.

O novo presidente iraniano, o centrista Hassan Rouhani, vem adotando uma atitude conciliadora, manifestando seu aval a negociações do seu país com seis grandes potências.

Autoridades dos EUA dizem que existe a possibilidade de o presidente Barack Obama se reunir com Rouhani nesta semana na ONU, o que seria um fato histórico após mais de três décadas de hostilidade mútua.

Questionado sobre a possibilidade de um aperto de mãos entre Obama e Rouhani, o ministro israelense Yuval Steinitz, que está representando Israel na Assembleia-Geral da ONU, disse: "Espero que não. Não sei."

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)IsraelIrã - País

Mais de Mundo

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17

EUA podem liberar sanções adicionais à Venezuela ainda nesta semana, diz Bessent