Mundo

Aprovação do novo Código será uma vitória de Pirro, diz PV

Alfredo Sirkis diz que projeto de Rebelo vai debilitar a legislação ambiental brasileira e abrir caminho para um novo ciclo de desmatamento no país

Novo Código está em votação na Câmara. (Ana Cotta/ CreativeCommons)

Novo Código está em votação na Câmara. (Ana Cotta/ CreativeCommons)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 24 de maio de 2011 às 20h55.

São Paulo – Mesmo sem um acordo entre ruralistas e ambientalistas, o polêmico projeto de reforma do Código Florestal brasileiro apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB) deve ir à votação ainda hoje. Por volta das 20h, os deputados reunidos nos Plenário decidiam sobre a retirada ou não da votação de pauta, segundo requerimentos feitos pelo Psol e pelo PV, partidos mais contrários à votação imediata do projeto.

Durante seu discurso, Alfredo Sirkis, do PV-RJ, classificou a provável aprovação da reforma do Código como “uma vitória ruralista de Pirro”, conseguida a um custo muito alto. “Esse relatório é uma concha de retalhos e pegadinhas. Teria sido possível, mediante uma discussão ampla, chegar a um consenso na Casa que protegesse nossas florestas e nossos biomas e que também contemplasse as preocupações das pequenas propriedades e do agricultor familiar”, afirmou. “Aqui se pretende debilitar a legislação ambiental brasileira e abrir caminho para um novo ciclo de desmatamento no país”.

Do lado do Psol, o deputado Ivan Valente criticou o imediatismo da votação e chamou de criminosa a anistia generalizada aos produtores rurais que desmataram áreas de proteção permanente (APPs) até 2008. “Todo o debate sobre APPs, reserva legal, anistia ao desmatamento significa na verdade uma licença ao desmatamento e uma lição antipedagógica ao Brasil”, disse. “Essa discussão deveria englobar todo o país”.

Ivan Valente trouxe ainda à tona a morte do líder extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva e de sua mulher, Maria do Espírito Santos, que denunciavam práticas ilegais de desmatamento no Pará. O casal foi assassinado na manhã desta terça-feira. Em declaração polêmica, o deputado do Psol disse que “a morte do castanheiro tem ligação com as mesmas pessoas que querem aprovar o novo Código”, sendo vaiado em coro em seguida.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeCódigo florestal

Mais de Mundo

Donald Trump pode perder o Congresso em novembro? Entenda

Partido das Baratas se torna maior desafio ao governo de Modi na Índia

Governo brasileiro diz que são 'falsas' justificativas dos EUA para revogar visto de embaixadora

Visto da embaixadora brasileira nos EUA é revogado pelo Departamento de Estado