Após 3 dias no Líbano, papa Bento XVI retorna a Roma
Apesar da tensão na região por causa do conflito na Síria e do filme anti-islã, a viagem de Bento XVI transcorreu sem problemas
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2012 às 19h17.
Cidade do Vaticano - Após realizar uma visita de três dias ao Líbano, a qual foi encerrada neste domingo, o papa Bento XVI já se encontra em Roma.
O avião que levou o pontífice, um Airbus A320, da companhia libanesa MEA, aterrissou no aeroporto romano de Ciampino às 16h35 (de Brasília), após percorrer os 2.196 quilômetros que separam o aeroporto de 'Rafik Hariri', em Beirute, da capital italiana.
Do aeroporto de Ciampino, o papa Bento XVI seguiu direto à residência de Castelgandolfo, que fica a cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma, onde costuma passar o verão.
Esta foi a 24ª viagem realizada por Joseph Ratzinger em seus sete anos de Pontificado e o quarto à região. Anteriormente, o papa havia visitado a Turquia em 2006, a Terra Santa - onde foi à Jordânia, Israel e passou pelos Territórios Palestinos -, e ao Chipre em 2010.
Apesar da tensão na região por causa do conflito na Síria e do filme anti-islã, a viagem de Bento XVI transcorreu sem problemas. Nestes três dias de estadia, o Pontífice, de 85 anos, pediu paz ao Oriente Médio, especialmente à Síria, e unidade aos cristãos.
A viagem tinha o objetivo de entregar aos bispos da região a Exortação Postsinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio, realizado em 2010, no Vaticano. EFE