Anonymous ataca sites para frear execução de jovem ativista
Grupo fez uma chamada à comunidade internacional para que jovem detido por participar de uma manifestação não seja executado na Arábia Saudita
Anonymous: em novo ataque, foram afetadas páginas de ministérios sauditas (Jean-Philippe Ksiazek/AFP)
27 de setembro de 2015, 10h56
Cairo - O grupo Anonymous lançou um ataque cibernético contra sites oficiais do governo da Arábia Saudita como parte de uma campanha contra a possível execução do jovem Ali Mohammed al Nimr, detido por participação em uma manifestação em 2012.
Foram afetadas as páginas de diferentes ministérios sauditas, entre elas a do departamento de Justiça, que até agora não tem acesso liberado.
O site do ministério de Relações Exteriores já voltou a funcionar "após passar quase 10 horas bloqueado", informou o Anonymous em comunicado no Twitter, sob o hashtag #OpNimr.
O grupo faz uma chamada à comunidade internacional para que pressione as autoridades sauditas e que estas não executem o jovem, detido quando era menor de idade e condenado à morte em maio de 2014.
Al Nimr foi detido durante um protesto contra o governo (sunita) na província de maioria xiita de Qatif e acusado, entre outras coisas, de participar de uma manifestação ilegal, insultar o rei e pronunciar sermões religiosos que "perturbam" a união nacional.
Essa região foi tradicionalmente palco de manifestações antigovernamentais, em protesto pela discriminação e marginalização legal sofrida pelos xiitas.
A Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) já pediu, em comunicado há três dias, às autoridades da Arábia Saudita que anulem a pena de morte imposta ao jovem Al Nimr.
Segundo a organização Human Rights Watch, uma centena de pessoas foram executadas na Arábia Saudita desde o começo deste ano, um número muito superior às 88 execuções registradas em 2014.
Últimas Notícias
Morte de jovem negro por policiais gera onda de protestos nos EUA
Há menos de um minuto • 1 min de leituraQuem criminaliza a homossexualidade está 'equivocado', diz papa
Há menos de um minuto • 1 min de leituraTiroteio em Los Angeles (EUA) deixa três mortos e quatro feridos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraGeneral aposentado Petr Pavel é eleito presidente da República Tcheca
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais