Mundo

Jogos não melhoram imagem que norte-americanos têm da Rússia

Segundo pesquisa, quase dois terços das pessoas nos Estados Unidos tinham uma ideia "desfavorável" da Rússia e seu presidente


	Competição de ski nas Olimpíadas de Inverno, em Sochi, na Rússia
 (John Macdougall/AFP)

Competição de ski nas Olimpíadas de Inverno, em Sochi, na Rússia (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 19h52.

Washington - A imagem que os norte-americanos têm da Rússia era a "pior nos últimos anos" quando o país se preparava para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno, revelou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Gallup.

A sondagem feita no início da competição em Sochi, na semana passada, constatou que quase dois terços das pessoas nos Estados Unidos tinham uma ideia "desfavorável" da Rússia e seu presidente, Vladimir Putin.

Apesar das preocupações com possíveis atentados ou protestos por causa das políticas russas contra os homossexuais, os Jogos estão transcorrendo tranquilamente até agora, a não ser por algumas queixas sobre as condições da neve em meio a uma onda de calor e preocupações com hotéis ruins e cães sem dono pelas ruas.

Ainda assim, 60 por cento dos 1.018 adultos dos EUA entrevistados disseram ver a Rússia desfavoravelmente, em comparação com 34 por cento que afirmaram ter uma opinião "favorável" do país, de acordo com a pesquisa, conduzida entre 6 e 9 de fevereiro, logo que os Jogos começaram.

Essa é a "mais elevada taxa negativa nas quatro vezes em que o Gallup fez uma pesquisa perguntando sobre Putin desde a primeira vez que ele chegou ao poder, em 1999", escreveu o diretor-gerente do Gallup, Art Swift.

Em 2012, 44 por cento dos norte-americanos tinham uma opinião desfavorável da Rússia, de acordo com o instituto.

As tensões entre as duas potências mundiais aumentaram por causa das ligações da Rússia com o governo sírio, a concessão de asilo temporário ao ex-prestador de serviços de espionagem nos EUA Edward Snowden, entre outros assuntos. Mais recentemente Putin foi alvo de críticas por causa de uma lei proibindo a disseminação de "propaganda gay" entre menores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEstados Unidos (EUA)EuropaOlimpíadasOlimpíadas de InvernoPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua