Exame Logo

5 falhas que já marcam as Olimpíadas

Antes mesmo da cerimônia de abertura do evento, Londres já virou notícia por erros de organização

Um teste para Londres (London 2012/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 14h56.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.

São Paulo – De confusão diplomática até caos no transporte, Londres já passou por maus bocados no início das Olimpíadas . A cerimônia oficial de abertura do evento só acontece amanhã, mas a cidade já virou notícia por algumas falhas na organização do evento. Até o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, precisou se desculpar publicamente por um desses erros, quando a organização confundiu as bandeiras das Coreias logo na estreia do país do norte na competição. As falhas já renderam também crítica pública de Mitt Romney, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, que reclamou da segurança do evento. Clique nas fotos ao lado e veja cinco falhas que logo nos primeiros dias marcaram as Olimpíadas de Londres.
  • 2. Jogo da Coreia do Norte com bandeira da Coreia do Sul

    2 /7(Stanley Chou/Getty Images)

  • Veja também

    Uma verdadeira confusão diplomática aconteceu ontem em Londres. A seleção de futebol feminino da Coreia do Norte estava prestes a entrar em campo quando no telão, durante a apresentação das jogadoras, o que apareceu foi a bandeira da Coreia do Sul. A troca já seria um problema com qualquer país, mas entre as duas Coreias existe o agravante de que os países vivem em constante conflito. As jogadoras norte-coreanas se recusaram a dar o ponta pé inicial e começar o jogo contra a Colômbia. O nervosismo pré-jogo não afetou o rendimento das atletas da Coreia do Norte, que venceram a partida. Na foto, um mebro da delegação da Coreia do Norte reclama do erro.
  • 3. Ucrânia ou Rússia?

    3 /7(Wikimedia Commons)

  • O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres cometeu alguns erros nos dados biográficos de atletas nascidos na Ucrânia. A organização citou algumas cidades e regiões da Ucrânia como se elas integrassem a Rússia. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Konstantin Grischenko, criticou os erros e mostrou indignação por, em algumas das biografias, a Ucrânia ter sido designada como uma região. A delegação olímpica da Ucrânia solicitou oficialmente que os dados fossem corrigidos o mais rápido possível.
  • 4. Pane no teleférico

    4 /7(Scott Heavey / Getty Images)

    Um teleférico inaugurado em Londres para facilitar a vida de turistas durante as Olimpíadas falhou. Na tarde de ontem, o sistema que cruza o rio Tâmisa parou de funcionar por cerca de quarenta minutos, deixando os passageiros “pendurados” sobre o rio. O sistema da prefeitura de Londres é patrocinado pela empresa aérea Emirates Air Line e recebeu um investimento de 44 milhões de libras esterlinas, algo como 139 milhões de reais. O transporte é uma das maneiras que os fãs de esporte em Londres têm para chegar até a Arena O2, onde algumas competições dos jogos estão acontecendo.
  • 5. Metrô de Londres

    5 /7(Dan Kitwood/Getty Images)

    Londres tem um dos metrôs mais eficientes do mundo. Tanta estrutura, porém, não foi suficiente e o sistema já apresentou problemas e atrasos. Na manhã de hoje, por exemplo, uma das linhas mais movimentadas da cidade, a Jubilee, teve uma de suas estações fechada por causa de um alerta de incêndio. A linha de trem Heathrow Express, que liga o centro de Londres ao aeroporto de Heathrow, também apresentou problemas. A circulação ali foi suspensa temporariamente por causa de um incêndio na plataforma da estação de West Ealing.
  • 6. Ruas paradas

    6 /7(Getty Images)

    Os problemas de mobilidade não se limitaram ao metrô. Ontem, Londres também enfrentou longos congestionamentos – que chegaram a 20 quilômetros. O trânsito sente os reflexos da instalação de uma faixa exclusiva para trânsite de carros ligados ao evento esportivo, como mostra a foto ao lado. Os motoristas já haviam reclamado que isso poderia atrapalhar o tráfego. As estradas não escaparam dos congestionamentos. Houve engarrafamentos em estradas que levam à Vila Olímpica e ao oeste de Londres, em decorrência do trajeto final da tocha olímpica.
  • 7. Agora veja quem já sediou o evento e teve sucesso

    7 /7(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:#failEsportesOlimpíada de Londres 2012Olimpíadas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame