Mundo

Até 2019 todas capitais estarão conectadas ao SIN

Brasília - Até 2019 todas as capitais do País estarão conectadas ao chamado Sistema Interligado Nacional (SIN). A estimativa consta do Plano Decenal de Expansão de Energia 2010-2019. "Com isso, todas as capitais terão a mesma garantia de suprimento", disse hoje o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - Até 2019 todas as capitais do País estarão conectadas ao chamado Sistema Interligado Nacional (SIN). A estimativa consta do Plano Decenal de Expansão de Energia 2010-2019. "Com isso, todas as capitais terão a mesma garantia de suprimento", disse hoje o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho.

Ventura participa de uma apresentação pública do Plano Decenal, que foi colocado em consulta pública pelo governo no início deste mês. Hoje, algumas capitais e outras áreas da região Norte do País ainda estão fora do sistema interligado, que abrange as demais regiões do país - Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e Sul.

Segundo Altino, além do aumento da segurança energética na região Norte, a conexão com o sistema interligado implicará em economia para os consumidores de energia de todo o país. Para subsidiar a compra do diesel usado nas usinas térmicas que hoje abastecem os sistemas isolados, os consumidores brasileiros pagam, em suas contas de luz, uma taxa chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Leia outras notícias sobre o setor de energia

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaGovernoServiços

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame