Exame Logo

10 políticos que estão entre os mais ricos do mundo

De membros da nobreza a empresários de sucesso, saiba quem são as figuras do mundo da política com as maiores fortunas pessoais

Afortunados (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h13.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.

São Paulo – A Casa Branca pode ser comanda em breve por um dos políticos mais prósperos da história dos Estados Unidos . Mitt Romney, favorito a disputar as eleições presidenciais americanas pelo partido Republicano, tem o dobro das fortunas dos últimos oito presidentes americanos somadas. No entanto, os mais de 200 milhões de dólares que o Republicano tem em sua conta, segundo estimativas, ainda são modestos diante das fortunas dos políticos mais ricos do mundo.  Não há uma lista definitiva, já que os patrimônios dos chefes de estado por vezes se confundem com a riqueza dos países que comandam - é o caso dos monarcas que lideram muitas das potências exportadoras de petróleo do Oriente Médio. Não por acaso, as famílias que controlam politicamente os territórios da região possuem fortunas estimadas em muitos bilhões de dólares.   Mas os magnatas do ouro negro não são os únicos a figurar entre os mais ricos do mundo da política. Grandes empresários, como Michael Bloomberg (foto) e Mikhail Prokhorov, também optaram por se aventurar no meio e não fazem feio no quesito “conta bancária”. Clique nas fotos para conhecer alguns representantes do clube dos bilionários da política.
  • 2. Rei Bhumibol Adulyadej (Tailândia)

    2 /10(Getty Images)

  • Veja também

    No trono desde 1946, o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, é frequentemente listado entre os chefes de estado mais ricos do mundo. Na última estimativa feita pela Forbes, em 2009, seu patrimônio era avaliado em 30 bilhões de dólares . A família real tem investimentos em terras e participação em diversas companhias dos ramos de manufatura, construção, bancos e seguros, entre outros. O governo tailandês afirma, no entanto, que a fortuna da família real pertence ao estado e não ao monarca.
  • 3. Sultão Haji Hassanal Bolkiah (Brunei)

    3 /10(Getty Images)

  • Com uma fortuna estimada em 20 bilhões de dólares em 2009, o sultão é o herdeiro de uma dinastia que está há mais de 600 anos no comando de Brunei, mais um país rico em reservas de petróleo e gás natural.  Sua residência oficial tem 1.888 quartos e 290 banheiros distribuídos em uma área de mais de 200 mil metros quadrados.O sultão possui em sua garagem uma coleção pessoal de 531 Mercedes-Benz, 367 Ferraris, 185 BMWs, 177 Jaguares, 160 Porsches, 130 Rolls-Royces e 20 Lamborghinis.
  • 4. Michael Bloomberg (Estados Unidos)

    4 /10(Getty Images)

    Com um patrimônio estimado em 19,5 bilhões de dólares , o magnata da mídia Michael Bloomberg assumiu a prefeitura de Nova York em 2002. O 12º homem mais rico do país ganha um salário simbólico de apenas 1 dólar ao ano como prefeito e afirma usar com frequência no metrô da cidade como meio de transporte de sua casa para o trabalho.
  • 5. Sheik Khalifa Bin Zayed Al Nahayan (Emirados Árabes Unidos)

    5 /10(Getty Images)

    Presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, o Sheik Khalifa Bin Zayed Al Nahayan tinha uma fortuna pessoal estimada em 18 bilhões de dólares em 2009, segundo a Forbes. Estima-se que a família Al Nahayan tenha um patrimônio conjunto de mais de 150 bilhões de dólares, construído principalmente com lucros advindos da exploração de petróleo a partir da década de 1970.
  • 6. Mikhail Prokhorov (Rússia)

    6 /10(Getty Images)

    Terceiro homem mais rico da Rússia, Mikhail Prokhorov deve fazer frente a Vladimir Putin nas próximas eleições para primeiro ministro. Com um patrimônio estimado em 18 bilhões de dólares , Prokhorov fez fortuna nos mercados financeiro e metalúrgico na Rússia, figurando como um dos maiores industriais do país. Aos 46 anos de idade, é solteiro, entusiasta das artes marciais e dono do time de basquete americano New Jersey Nets.
  • 7. Rei Abdullah bin Abdul Aziz al Saud (Arábia Saudita)

    7 /10(Getty Images)

    Monarca absoluto do reino com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud assumiu o trono em 2005, após a morte do seu meio-irmão. Sua fortuna era estimada em 17 bilhões de dólares em 2009 pela Forbes.
    Considerado uma das 10 pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista, o Rei Abdullah comanda a estatal Saudi Aramco, uma das companhias mais valiosas do mundo, com faturamento na casa das centenas de bilhões de dólares oriundo do petróleo.

    Estima-se que o monarca tenha investido nada menos que 130 bilhões de dólares em projetos sociais para evitar que os levantes da Primavera Árabe abalassem as estruturas políticas do país.
  • 8. Mohammed bin Rashid Al Maktoum (Emirados Árabes Unidos)

    8 /10(Getty Images)

    O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum é o primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Dubai. Seu patrimônio era estimado em 12 bilhões de dólares em 2009. O sheik é dono do segundo maior iate do mundo, avaliado em 350 milhões de dólares, com acomodações luxuosas para 115 convidados e 80 tripulantes. O emir também construiu Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo localizado em Dubai.
  • 9. Príncipe Hans-Adam II (Liechtenstein)

    9 /10(Getty Images)

    Não são apenas os nobres do Oriente Médio que detém vastos patrimônios. Herdeiro de um país que leva o nome da sua família, o Príncipe Hans-Adam II tem um patrimônio de 5 bilhões de dólares , maior que o de qualquer outro monarca europeu. A família é dona de um banco privado, o LGT Bank, avaliado em 2,6 bilhões de dólares. Eles também têm investimentos da ordem de 1,4 bilhão de dólares no Princely Fund, criado pelo banco em 1998.
  • 10. Sebastian Piñera (Chile)

    10 /10(Emmanuel Dunand/AFP)

    Com um patrimônio de 2,4 bilhões de dólares , Sebastian Piñera é o quarto homem mais rico do Chile. Assumiu a presidência do país no início de 2010. O bilionário tem um Ph.D. em Economia por Harvard e fundou a gigante dos cartões de crédito Bancard. Já foi dono de uma fatia considerável da LAN, companhia aérea chilena, e do popular time de futebol Colo Colo.
  • Acompanhe tudo sobre:BilionáriosBloombergEmpresasPolítica

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame