Mundo

10 fotos marcantes de Obama como presidente -- democrata lança livro hoje

O ex-presidente americano lança hoje no Brasil seu livro de memórias, Uma Terra Prometida, que fala sobre sua infância e dois mandatos na presidência

Obama na posse em 2009, ao lado de Biden e de George W. Bush: ex-presidente lança livro de memórias (Charles Ommanney/Getty Images)

Obama na posse em 2009, ao lado de Biden e de George W. Bush: ex-presidente lança livro de memórias (Charles Ommanney/Getty Images)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 11h35.

Última atualização em 29 de julho de 2021 às 15h49.

Os oito anos de Barack Obama à frente da presidência americana voltam ao debate de forma mais intensa nesta terça-feira, 17, quando a Companhia das Letras lança no Brasil o novo livro do ex-presidente. O livro Uma Terra Prometida é o primeiro volume de memórias de Obama, incluindo períodos de sua infância, começo da carreira política e chegada à presidência americana.

Nascido no Havaí, Obama foi o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Então uma jovem estrela ascendente no Partido Democrata, tendo sido somente senador pelo estado de Illinois, Obama chegou ao poder após vencer a eleição de 2008 com o hoje famoso slogan “Yes, we can” (sim, nós podemos). Depois, seria reeleito em 2012, até dar lugar a Donald Trump em 2016.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Em sua primeira campanha em 2008, Obama bateu primeiro Hillary Clinton nas primárias democratas e depois o republicano John McCain na eleição nacional. Aquela também foi uma das primeiras campanhas a usar redes sociais em massa, sobretudo o Twitter, na época começando a se popularizar. Joe Biden, hoje presidente eleito dos EUA, foi seu vice nos dois mandatos.

Embora a crise de 2008 tenha começado no fim do governo Bush, Obama foi o presidente responsável pelas medidas que viriam. No geral, o presidente é lido como bem-sucedido no combate àquela crise — no fim de seu mandato, o desemprego americano já estava em baixas históricas, abaixo de 5%.

Na política externa, os EUA interviram na Líbia — em meio à Primavera Árabe iniciada em 2011 –, e foi morto o terrorista Osama bin Laden, que era procurado pelos atentados de 11 de setembro. Nas frentes mais pacifistas, Obama liderou a assinatura de um acordo nuclear com o Irã (hoje terminado na gestão Trump) e retomou conversas americanas com Cuba, o que não acontecia desde a Guerra Fria.

Abaixo, dez imagens do mandato de Obama — de sua clássica imagem abaixado para conversar com um príncipe George de roupão à posse em 2008.

 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Michelle Obama

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei