EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2010 às 17h19.
São Paulo - Quem achava que o Twitter havia apenas copiado o Facebook quando lançou o "Who to Follow" estava enganado. O serviço, que sugere pessoas dentro do círculo de amizades para o usuário seguir, servirá como base ao novo tipo de publicidade do microblog, o Promoted Account.
Peter Kafka, do All Things Digital (blog do Wall Street Journal), afirmou que o formato será anunciado nesta terça-feira (28) durante a conferência IAB MIXX, em Nova Iorque. A ideia é inserir as sugestões pagas naquele espaço à direita da timeline em que aparecem pessoas relacionadas ao usuário.
Mas o serviço não vai simplesmente jogar marcas a esmo na tela dos tuiteiros. Segundo Kafka, se uma pessoa não é ligada a basquete e ninguém da sua lista fala sobre o assunto, ela não receberá uma sugestão para seguir o astro LeBron James. Em tese, só quem for relevante para o internauta será sugerido.
Uma novidade quanto ao Promoted Account é que usuários comuns poderão contratá-lo, ou seja, o uso de scripts para ganhar seguidores pode estar com os dias contados. A investida coloca o Twitter mais uma vez contra os aplicativos terceiros - a mudança de layout, por exemplo, traz ao microblog vários aspectos antes só oferecidos em serviços como Echofon e Hootsuite; e o analytics anunciado na semana passada derrubaria sites que fazem análise na internet.
Ainda não há detalhes quanto a preço ou data oficial de lançamento, mas Kafka diz que Dick Costolo, COO do Twitter, pretende anunciar mais serviços além da plataforma publicitária - que seria um complemento ao Promoted Tweets e ao Promoted Trends.
Leia mais notícias sobre Twitter