Marketing

Taxa de suicídio diminui 85% após ação da Samsung em ponte

A campanha publicitária premiada em Cannes ajudou a reverter uma trágica situação da Coreia do Sul, um dos países com mais suicídios

Trecho de vídeo que registra a ação: luzes com sensores acendiam conforme os transeuntes caminhavam pela ponte, que também recebeu frases inspiradoras (Reprodução)

Trecho de vídeo que registra a ação: luzes com sensores acendiam conforme os transeuntes caminhavam pela ponte, que também recebeu frases inspiradoras (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2013 às 11h29.

São Paulo - A Coreia do Sul é o país com a maior taxa de suicídio da OCDE. A ponte Mapo, na capital Seul, é o lugar de onde mais pessoas se jogam, tendo sido responsável por 108 mortes nos últimos cinco anos.

Para reverter essa trágica situação e se promover como uma marca que salva vidas, o Seguro Samsung transformou em Ponte da Vida o local mais mortal do território sul-coreano.

Contrariando as expectativas do governo de construir um muro ou simplesmente fechar a ponte, a companhia apostou em uma solução criativa que fizesse as pessoas pensarem duas vezes antes de tomarem uma medida extema.

Luzes com sensores acendiam conforme os transeuntes caminhavam pela ponte, que também recebeu frases inspiradoras que incluem: Vá ver as pessoas de quem você sente saudade, Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir, Como você gostaria de ser lembrado?. Segundo reportagem da Creativity, as mensagens foram criadas em parceria com psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.

A instalação, assinada pela agência Cheil Worldwide, levou um ano e meio para ser feita, contou com 124 trabalhadores, totalizou 2,2 km de extensão e utilizou 2.200 luzes de LED e sensores.

Segundo o Cannes Lion, que premiou o projeto em 2013, de setembro do ano passado, quando a campanha teve início, a dezembro de 2012, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%. 

//www.youtube.com/embed/LYMWPSKpRpE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComerciaisCoreia do SulEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsung

Mais de Marketing

Nike renova contrato para seguir patrocinando a NFL por mais de uma década

Johnnie Walker celebra a força feminina com campanha 'Forte São Elas'

Como é o trabalho das agências de comunicação em uma crise de imagem

Entenda os riscos de atrelar celebridades a negócios para construir reputação