Marketing

Pesquisa mostra que 77% dos produtos são extensões de marcas já existentes

As grandes marcas não serão mais criadas. Os próximos anos serão marcados pela ampliação das marcas já conhecidas. Essa é a conclusão do estudo A Grande Família: Ampliando os Domínios da Marca , realizado pela consultoria Troiano. O levantamento, que analisou 456 marcas e 2 228 produtos em 400 pontos de venda de São Paulo, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.

As grandes marcas não serão mais criadas. Os próximos anos serão marcados pela ampliação das marcas já conhecidas. Essa é a conclusão do estudo A Grande Família: Ampliando os Domínios da Marca , realizado pela consultoria Troiano.

O levantamento, que analisou 456 marcas e 2 228 produtos em 400 pontos de venda de São Paulo, mostrou que 77% dos produtos encontrados no Brasil são extensões de marcas já existentes. Em alguns setores esse percentual é bem maior: no caso de eletrodomésticos, chega a 93%.

 Ainda de acordo com o estudo, o tamanho médio das famílias é de 6,1 produtos com uma mesma marca. Do total de marcas analisado, 28% apresentaram apenas dois produtos e 2% mais de 30 itens. Nesse último caso estão marcas como Nike, Adidas, Sony, Philips Nívea e Sadia.

 Segundo Cecília Russo, diretora da Troiano e coordenadora da pesquisa, dados do mercado americano mostram que gasta-se cerca de 250 milhões de dólares para construir uma marca sólida. Isso significa, de acordo com ela, que as empresas devem utilizar esse ativo para otimizar seus negócios no curto prazo.

A pesquisa foi conduzida entre setembro do ano passado e setembro deste ano.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Marketing

Rumo aos 4 milhões de clientes, Nomad mais que dobra base em dois anos

25 anos no ar: o que explica a relevância da Wikipedia na era dos algoritmos?

KENZO aposta em parceria com New Era e amplia presença no streetwear

Suhai assume naming rights do Festival Interlagos e amplia patrocínio