-
1. Neymar (BR): grande estrela do futebol mundial ao lado de Messi, é o único da lista que ainda atua no país de origem, apesar de ser o brasileiro mais cobiçado por times estrangeiros. Por sua imagem carismática, está atraindo uma torcida crescente para o Santos, clube que defende atualmente. É a grande aposta de marcas como Nike, Nextel, Panasonic, Tenys-Pé e Red Bull, além de estar prestes a assinar um contrato milionário com a AmBev. Somente em publicidade, recebeu em 2010/2011 cerca de 3 milhões de euros.
zoom_out_map
1/6 (Getty Images)
-
2. Alexandre Pato (BR): revelado no gaúcho Internacional, Pato foi ainda novo para o clube europeu Milan, em 2007, onde joga até hoje. O atacante ganhou aproximadamente 2 milhões de euro nas temporadas 2010/2011. É patrocinado pela Nike.
zoom_out_map
2/6 (Getty Images)
-
3. Lionel Messi (ARG): grande ícone publicitário da Adidas, Messi é reconhecido pela FIFA como o melhor jogador do mundo. Atuando hoje no Barcelona, o atacante recebeu 12 milhões de euros entre 2010 e 2011. Além da Adidas, têm contratos com o craque as marcas Konami, Lays, Audemars Piguet, Chery e Air Europa, entre outras.
zoom_out_map
3/6 (Getty Images)
-
4. Carlos Tévez (ARG): apesar de ganhar menos do que Messi em publicidade - 6 milhões de euros -, é mais querido no país, onde é visto como verdadeiro ídolo. Jogou em nome do Boca Juniors de 1997 a 2004, quando saiu para o Corinthians. Atualmente jogando pelo Manchester City, o jogador tem sido cobiçado para voltar ao Timão. É patrocinado pela Nike.
zoom_out_map
4/6 (Getty Images)
-
5. Diego Forlán (URU): filho de Pablo Forlán, ex-jogador da Seleção Uruguaia nos anos 60 e 70, é o maior ídolo do país, responsável pelo reaparecimento do Uruguai no cenário mundial de futebol. Com imagem associada a marcas como Adidas, Movistar e DirecTV, recebeu cerca de 2 milhões de euros em 2010 e 2011. Joga hoje pelo Atlético de Madrid.
zoom_out_map
5/6 (Getty Images)
-
6. Robinho (BR): com passagens pelo Real Madrid, Manchester City e Santos, atua como atacante no Milan, onde foi campeão ao lado de Pato. Patrocinado pela Nike, o jogador ganhou cerca de 2 milhões de euros entre 2010 e 2011.
zoom_out_map
6/6 (Getty Images)
São Paulo - 27 milhões de euros. Esse é o valor que ganham juntos - e somente em publicidade -, os jogadores Messi (Argentina), Neymar (Brasil), Tévez (Argentina), Forlán (Uruguai), Pato (Brasil) e Robinho (Brasil).
Jogando atualmente no Barcelona, Messi é o líder do ranking, recebendo cerca de 12 milhões de euros em ações publicitárias, segundo levantamento feito pela Brunoro Sport Business a pedido de EXAME.com.
Apesar de não ser um ídolo da Argentina - nunca jogou no país - o atacante é hoje um grande nome do futebol mundial ao lado de Neymar. Proporcionalmente, porém, o santista tende a ultrapassar Messi, se levarmos em conta a idade dos jogadores - Messi tem 24 anos; Neymar, 19 - e a trajetória: Neymar sequer saiu de seu país e já é um ídolo, mérito que Messi deixou para o colega Tévez..
Com trajetórias parecidas, Neymar representa agora o que Robinho foi para o Santos em 2002, na conquista do Campeonato Brasileiro. Hoje os dois vivem fases distintas na carreira: enquanto Robinho anda de lado no faturamente em marketing - já ganha menos do que Neymar tendo muito mais tempo de carreira, o santista está em ascensão, sendo o grande alvo dos times europeus.
Veja ao lado mais sobre os craques publicitários.